Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Produção Intelectual / Tutorial para inserção de folha de aprovação em teses e dissertações

Tutorial para inserção de folha de aprovação em teses e dissertações

por DePT — publicado 12/03/2017 15h55, última modificação 12/03/2017 15h56
Colaboradores: Jandira Rossi
Um tutorial voltado para o aluno de pós-graduação da UFSCar Campus São Carlos para ensiná-lo a inserir a folha de aprovação assinada e digitalizada em sua tese ou dissertação

Considerando a extinção da ficha catalográfica em fev./2017, o aluno de pós-graduação da UFSCar Campus São Carlos deverá entregar sua tese ou dissertação (TD) diretamente no seu Programa ao invés de entregar na biblioteca. Para tanto deve inserir a folha de aprovação da sua TD na versão final em PDF conforme Figura 1. A BCo preparou um pequeno tutorial para instruir os alunos nesta inserção.

Figura 1 - Modelo de Folha de Aprovação de uma TD

Fonte: Adaptado de BCo, 2017

1. Tenha a sua TD em Word. A Figura 2 ilustra os elementos pré textuais da estrutura do trabalho acadêmico. Observe que a Folha de aprovação vem após a folha de rosto.

Figura 2 - Estrutura do Trabalho Acadêmico

Fonte: Adaptado de BCo, 2017

2. Tenha a sua Folha de aprovação em PDF.

3. Entre na sua TD em Word e posicione o cursor após a folha de rosto conforme Figura 3

Figura 3 - Posição do cursor para inserir a TD

4. No Word da sua TD clique em Inserir conforme conforme Figura 4

Figura 4 - Ícone selecionado no Word

Fonte: Jandira Rossi, 2017

5. Do lado esquerdo clique em 1- objeto e depois em 2- objeto…conforme figura Figura 5

Figura 5 - Selecionar objeto

Fonte: Jandira Rossi, 2017

6. Na próxima tela selecione o Criar do arquivo e em seguida clique em Procurar ...conforme Figura 6

Figura 6 - Como localizar o arquivo da sua TD

Fonte: Jandira Rossi, 2017

7- Na sequência procure o arquivo de PDF da sua TD. No exemplo abaixo foi guardado na Área de Trabalho após localizado clicar em abrir conforme Figura 7.

Figura 7 - Abrir arquivo Folha de Aprovação

8- Na próxima tela clique em OK conforme Figura 8

Figura 8 - Inserção da Folha de aprovação no Word

9- A TD será colocada corretamente conforme Figura 9

Figura 9 - Apresentação final da Folha de aprovação inserida

Fonte: Jandira Rossi, 2017

Para mais informações, por favor, entrar em contato com a equipe da produção intelectual do Departamento de Processamento Técnico (DePT) da BCo pelo e-mail producaointelectual.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8037.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.

SKYSOFT. Métodos para inserir pdf num documento word. Disponível em: <https://www.iskysoft.com/br/pdf-tips/insert-pdf-into-word.html>. Acesso em: 14 fev. 2017.