Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Suporte BCo / Nova Rede WiFi da BCo: mais rápida e mais potente

Nova Rede WiFi da BCo: mais rápida e mais potente

por Suporte BCo — publicado 02/05/2017 08h00, última modificação 28/04/2017 19h12
Colaboradores: Eliane Colepicolo (Diretora BCo), Cleber Maia (Suporte BCo)
Aproveite a nova rede sem fio nos espaços da BCo, com ótima velocidade e alcance que propicia um ambiente de estudos tecnológico e eficaz!

Durante o mês de março e abril de 2017, a BCo, com apoio do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e da Secretaria de Informática (SIn) da UFSCar, vem realizando uma série de modificações na sua rede sem fio (wireless), também conhecida como Rede Wireless BCo.

Essas mudanças incluem a compra e instalação de novos equipamentos para distribuição da rede em todos os pisos da biblioteca, assim como racks para armazenamento desses equipamentos.

Figura 1 - Equipe da SIn realizando as mudanças na Rede Wireless BCo

20170220_095211.jpg

Fonte: Cleber Maia, 2017.

Como funciona a distribuição da rede

O processo de distribuição do sinal da rede WiFi e cabeada se inicia a partir de servidor central que recebe o sinal pela fibra óptica em alta frequência, o qual necessita ser convertido para impulso elétrico, por meio do comutador. A partir do switch em cada piso é feita a distribuição do sinal por meio de cabo de rede e por roteadores.

Figura 2 - Fluxo de distribuição de uma rede

Fonte: Eliane Colepicolo, Cleber Maia, 2017.

Nestas modificações na Rede BCo, foi realizada pela SIn a readequação de cabos e a troca do switch principal e de todos os switches dos pisos para modelos mais atuais que garantem uma melhor velocidade e alcance da Rede Wireless BCo.

Na Foto 2 podem ser vistos os racs antigos (à direita, em cor creme) e os novos (à esquerda, em cor preta).

Figura 3 - Equipe da SIn realizando as mudanças na Rede Wireless BCo

20170220_102100.jpg

Fonte: Cleber Maia, 2017.

Para se ter uma ideia do impacto dessas mudanças na Rede BCo, a velocidade da rede antiga pode ser comparada a de um Fusca 1968, enquanto a velocidade da rede atual pode ser a de uma Ferrari 2017!

Apoio

Todas essas mudanças na rede foram possíveis devido ao apoio da Pró-Reitoria de Administração (ProAd), do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e da própria SIn.

Perspectivas

Com a nova Rede Wireless BCo espera-se que os usuários das comunidades interna e externa da UFSCar tenham melhores condições de acesso à internet e às fontes de informação, tais como o Portal CAPES e as bases adquiridas pela UFSCar dentro dos espaços da BCo.

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Suporte BCo pelo e-mail  suporte.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8023.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: