Você está aqui: Página Inicial / Serviços / Treinamentos / Regulamento de Orientações, Treinamentos e Visitas

Regulamento de Orientações, Treinamentos e Visitas

por Camila Cassiavilani Passos publicado 06/04/2018 15h57, última modificação 26/04/2018 11h10
Acesse o regulamento de Orientações Individuais, Treinamentos em Grupo e Visita Interativa.

Regulamento de treinamentos, orientações e visitas ministrados pela equipe do DeRef

por Camila Cassiavilani Passos publicado 17/04/2018 09h40, última modificação 17/08/2018 17h32
Veja o regulamento dos treinamentos em grupos, das orientações individuais e das visitas monitoradas

DOS TREINAMENTOS

Art. 1º - O Departamento de Referência (DeRef) promove e oferece treinamentos relacionados a fontes de informação on-line, entre as quais encontram-se os Portais, Plataformas, Buscadores, as Bases de Dados digitais e on-line que contenham informação confiável no âmbito da ciência e tecnologia, além de normalização de trabalhos acadêmicos.

Art. 2º - O foco dos treinamentos concentra-se nos seguintes tipos de Bases de Dados:

  • assinadas pela UFSCar/BCo

  • as disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

  • de acesso livre (gratuitas) para uso científico e tecnológico

Art. 3º - É recomendável que os treinamentos sejam incluídos como parte de eventos específicos de cada área do conhecimento, periodicamente organizados por Departamentos ou Cursos da UFSCar, tais como: Semana da Filosofia na UFSCar, Semana da Biblioteconomia e Ciência da Informação, Semana da Engenharia, Quartas Sociológicas etc.

Art. 3º O DeRef oferece treinamentos ministrados pela equipe de bibliotecário do departamento, de acordo com a demanda.

Art. 4° Os treinamentos também podem ser incluídos como parte de eventos específicos de cada área do conhecimento, desde que agendado previamente e que contemple as temáticas oferecidas.

Art. 4º - O DeRef também promove, organiza e divulga, treinamentos em grupo ministrados por representantes de editoras de Bases de Dados, de acordo com a disponibilidade destes, com o interesse da comunidade acadêmica no tema do treinamento e com a disponibilidade de auditórios em dias e horários compatíveis.

DO NÚMERO DE PARTICIPANTES DOS TREINAMENTOS

Art. 5º - Quanto ao número de participantes, os treinamentos podem ser:

  • Para grupos de participantes compatíveis com lotação dos auditórios UFSCar previamente reservados junto à Coordenação de Apoio a Eventos (CAEv) ou pelo sistema Sagui UFSCar pelo departamento ou curso solicitante, quando forem treinamentos ministrados por representantes de editoras. Por exemplo: Anfiteatro Bento Prado Jr, lotação: 180 pessoas.

  • Para grupos de 10 a 40 participantes, quando ministrados pela equipe da BCo.

Parágrafo Único. Não serão oferecidos treinamentos individuais.

Art. 6º - Os atendimentos individuais para dúvidas pontuais serão feitos em formato de orientação, agendados com antecedência.

Art. 7º - Não é permitida a divisão de turmas/disciplinas em grupos fragmentados para atender a uma mesma demanda, devido à grande quantidade de solicitações a cada semestre.

 

DO PRAZO PARA SOLICITAÇÃO DOS TREINAMENTOS

Art. 9º - Os treinamentos em grupo devem ser solicitados com antecedência mínima de 15 dias corridos.

Parágrafo Único. O fornecimento de um treinamento tem como pré-requisito o estudo do tópico e a preparação do material didático pela equipe DeRef.

 

DA RESPONSABILIDADE PELOS PARTICIPANTES DOS TREINAMENTOS

Art. 10º - O solicitante é responsável pelo grupo, portanto sua presença é obrigatória durante o treinamento com o grupo, ou de um substituto, desde que avisado previamente.

 

DO PÚBLICO-ALVO

Art. 11º - Os treinamentos são direcionados para a comunidade acadêmica UFSCar.

 

DA QUANTIDADE DE TREINAMENTOS OFERECIDOS

Art. 12º - O DeRef oferece um limite máximo de 3 treinamentos com carga horária máxima de 2 horas-aula por semana, correspondendo ao máximo de 6h semanais. Outras demandas serão analisadas pela chefia.

Art. 13º - Os treinamentos são ministrados regularmente no período letivo da UFSCar e, excepcionalmente, sob demanda, no período de férias acadêmicas da universidade.

DO AGENDAMENTO DE TREINAMENTOS

Art. 14º - Os treinamentos devem ser agendados on-line, por meio de formulário disponível no Portal BCo, após consulta da agenda disponível no site.

Parágrafo Único - Não serão efetivadas as solicitações de treinamentos por telefone ou e-mail, sem o preenchimento do formulário on-line, exceto nos casos de não funcionamento do Portal BCo, quando as solicitações poderão ser feitas por e-mail.
Art. 15º - Os treinamentos podem ser agendados entre segunda e sexta-feira, para um dos três períodos:

  • Manhã (08h -12h)

  • Tarde (14h -18h)

  • Noite (19h - 22h)

Art. 16º - Treinamentos aos sábados serão ministrados somente para disciplinas que ocorrem aos sábado.

 

DA DISPONIBILIDADE DOS TREINAMENTOS

Art. 17º - Os treinamentos estão disponíveis para todos os alunos regulares, da UFSCar campus São Carlos, de todos os níveis, períodos, modalidades e habilitações e servidores da UFSCar.

Art. 18º - Quando possível, em parceria com editoras de Bases de Dados de Informação Científicas e Tecnológicas, com a CAPES ou como parte de eventos oferecidos nos campi, serão ministrados a qualquer aluno que tenha interesse treinamentos com carga horária a ser definida na ocasião, nos anfiteatros da UFSCar, considerando-se as principais áreas de estudo da universidade.

 

DO LOCAL DOS TREINAMENTOS

Art. 19º - É de responsabilidade do solicitante o agendamento do local para o treinamento, desde que não seja na biblioteca.

Parágrafo Único - O local pode ser um laboratório de informática, uma sala informatizada ou auditório dentro do campus. Este  local deve oferecer os recursos mínimos necessários para a realização do treinamento, que são:

  • Acesso à internet por meio da rede UFSCar;

  • 1 computador para o bibliotecário ministrar o treinamento;

  • 1 data show para a projeção de slides e práticas na internet;

  • Quantidade de assentos suficientes para a quantidade de participantes.

Art. 20º - Quando oferecido na biblioteca, a responsabilidade do agendamento é do DeRef. Neste caso, o treinamento será na sala 07 da BCo, localizada no Piso 2. A sala comporta 40 lugares, mas não contém computadores para os participantes realizarem as práticas. Os participantes podem levar seus próprios dispositivos móveis para as práticas, utilizando a rede sem fio da UFSCar.

DA ORIENTAÇÃO

A BCo oferece, para membros da comunidade acadêmica UFSCar, o serviço de orientações individuais para esclarecer dúvidas pontuais de trabalhos e pesquisas acadêmicos.

DO LOCAL DAS ORIENTAÇÕES

Tais orientações ocorrem na sala do DeRef, no piso 1 e 3, e são ofertadas individualmente.

 

DO AGENDAMENTO DE ORIENTAÇÕES

Para efetivar o pedido de orientação, o interessado deve consultar a agenda disponível no portal da BCo, preencher o formulário e aguardar o contato da equipe do Departamento de Referência para definição do dia e horário.

 

DAS VISITAS

A BCo oferece, para membros da comunidade acadêmica UFSCar, o serviço de visitas orientadas para conhecer os espaços e serviços da Biblioteca.

 

DO AGENDAMENTO DE VISITAS

Para efetivar o pedido de visita orientada, o interessado deve consultar a agenda disponível, preencher o formulário e aguardar o contato da equipe do Departamento de Referência para definição do dia e horário.

 

DA REALIZAÇÃO OU CANCELAMENTO DO TREINAMENTO, DA ORIENTAÇÃO OU DA VISITA.

Art. 21º - O DeRef poderá aceitar, rejeitar ou reagendar tais serviços considerando a sua agenda e condições.

Art. 22º - Os serviços deverão ser realizados na data, horário e local combinados, salvo imprevistos justificáveis, devidamente informados ao DeRef com antecedência.

Art. 23º - No caso da necessidade de cancelamento do serviço pelo solicitante, ele deve informar com antecedência mínima de 2 dias úteis ao DeRef para que este tome as providências necessárias relativas ao cancelamento, podendo reagendar o serviço para data posterior disponível na agenda DeRef.

Art. 24º - No caso da impossibilidade da realização de algum serviço, pela equipe do DeRef, esta poderá informar com antecedência mínima de 2 dias úteis ao solicitante e aos participantes e reagendá-lo para data posterior disponível na agenda DeRef, salvo em casos de força maior.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 25° - Os casos omissos neste Regulamento serão analisados pela Chefia do Departamento de Referência da BCo.