Você está aqui: Página Inicial / Sobre a BCo / BCo lança novo portal on-line em 2017

BCo lança novo portal on-line em 2017

por Diretoria BCo publicado 10/03/2017 12h20, última modificação 10/03/2017 12h25
Conheça o novo Portal on-line da Biblioteca Comunitária, que apresenta importantes recursos de informação para as comunidades interna e externa da UFSCar! Onde você encontra a informação que precisa!

No dia 13 de março de 2017, a BCo lança o novo Portal BCo (www.bco.ufscar.br), um sítio on-line que oferece aos usuários uma gama de produtos, serviços, eventos e espaços físicos e virtuais. Esses são voltados para as comunidades acadêmica, universitária e administrativa da UFSCar Campus São Carlos e também para a comunidade externa, que inclui qualquer cidadão interessado.

Figura: Portal BCo: página principal

Portal BCo 2017: página principal

Fonte: Eliane Colepicolo, 2017

Conteúdo

O objetivo do novo Portal é oferecer ao usuário um leque de recursos de informação da BCo, tais como:

• apresentação dos acervos e coleções físicas e virtuais,
  • detalhamento dos serviços prestados pela equipe,
  • descrição dos espaços e formas de acesso e uso,
  • divulgação prévia e cobertura dos eventos ocorridos,
  • respostas às dúvidas mais frequentes de usuários,
  • publicação de manuais, guias e tutoriais em formato textual e em vídeo,
  • publicação de regulamentos, normas, orientações e procedimentos importantes para os usuários da biblioteca,
  • informes sobre fatos relacionados à BCo, preservando sua história por meio de artigos, fotografias e clipping,
  • informações de contato da equipe da Biblioteca.

Indexação

O Portal BCo encontra-se indexado nos principais buscadores da internet, de modo que o usuário poderá encontrar os conteúdos mesmo não entrando diretamente pelo portal e sim pelos buscadores.

Padrões UFSCar

A interface do novo Portal é ajustável aos diversos tamanhos de telas de computadores, notebooks, netbooks, ultrabooks, tablets e celulares. Desenvolvido em framework Plone 4.11, o Portal encontra-se de acordo com os padrões estabelecidos pela Secretaria de Informática (SIn) da UFSCar, utilizando o modelo de interface recomendado para os sites da UFSCar.

Atualização

Pretende-se que o Portal BCo seja dinâmico e atualizado, com participação de todos os departamentos e seções alimentando seus produtos e serviços, de forma padronizada e institucional.

Contribuições

Entende-se que um espaço on-line dessa natureza pode ser uma porta de entrada, um convite instigante, um importante estímulo à visitação presencial da BCo, ao uso de seus espaços, acervos e serviços por qualquer pessoa interessada.

Com isso, espera-se conquistar cada vez mais usuários para os espaços da biblioteca, mostrando a importância de serviços especializados de informação.

Como biblioteca universitária, a BCo contribui com a melhoria da qualidade e confiabilidade da formação universitária e da pesquisa acadêmica e científica.

Como biblioteca comunitária, a BCo contribui para o entretenimento, o lazer, e, principalmente, para a propagação das artes e da cultura.

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Ação Cultural pelo e-mail  disseminacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8747.