Você está aqui: Página Inicial / Sobre a BCo / História da BCo / BCo reabre em 31 jul. 2017 já com acervo remanejado

BCo reabre em 31 jul. 2017 já com acervo remanejado

por Diretoria BCo — publicado 31/07/2017 00h05, última modificação 03/08/2017 14h01
Colaboradores: Eliane Colepicolo (Diretora BCo)
Nas férias de julho de 2017, a equipe da BCo realizou o remanejamento completo dos livros B, os quais foram integrados aos livros G, tendo finalizado o trabalho uma semana antes do prazo estabelecido! Entenda a nova configuração do acervo da BCo de agora em diante e aproveita para nos visitar ainda nas férias!

Durante a semana de 24 a 28 jul. de 2017, a equipe de servidores e estagiários da Biblioteca Comunitária realizou o remanejamento completo de acervo de livros da Bibliografia Básica e Complementar dos cursos UFSCar (livros B), os quais foram inseridos na sequência dos livros do Acervo Geral (livros G), para melhor atender aos usuários. O trabalho foi realizado com grande empenho e comprometimento pela equipe (Foto 1), seguindo um planejamento bem delineado, a tal ponto que foi finalizado uma semana antes do prazo estabelecido! Para ver todas as fotos do remanejamento, clique aqui!

Foto 1 - Equipe da BCo comemorando o final do remanejamento dos Livros B

DSC_1964.JPG

Fonte: BCo, 2017.

O planejamento para realizar essa grande mudança no acervo começou em janeiro de 2017, quando um grupo de servidores mais envolvidos com as questões do acervo passou a se reunir com frequência para pensar em estratégias adequadas para unir os livros B aos livros G.

A primeira estratégia fundamental é que este trabalho só poderia ser realizado durante as férias letivas, de modo a não prejudicar os alunos e docentes. A segunda estratégia essencial estava relacionada ao espaço adequado para alocação dos livros nos pisos, de modo que foram necessários muitos cálculos e medições, além de diversos remanejamentos prévios e mudanças de estantes e prateleiras para que a mudança dos livros B fosse possível (Foto 2).

Foto 2 - Mudança de um bloco de estantes no Piso 3

DSC_1919.JPG

Fonte: Eliane Colepicolo, 2017.

A BCo contou muito com a ajuda imprescindível da equipe da Prefeitura Universitária (PU), em especial daqueles que trabalham com manutenção, mudança, montagem e desmontagem de móveis.

Há muito toda a equipe da BCo já sentia a necessidade de integrar os dois acervos, pois os usuários, frequentemente, sentiam dificuldades em consultar os livros B em local separado dos livros G. A mudança beneficia tanto o usuário na busca dos livros, quanto o pessoal de atendimento da biblioteca, que poderá auxiliar os usuários em buscas mais sofisticadas, já que não haverá dúvidas quanto ao local dos B e dos G.

O remanejamento também foi necessário devido a um problema de falta de espaço no Piso 3 da biblioteca, onde se localizavam os livros B de todas as áreas do conhecimento. Era um problema contínuo que causava grandes transtornos tanto à equipe quanto aos usuários, especialmente na guarda de livros, cujo espaço nas prateleiras nunca era suficiente para alocar os livros. Com isso, tornava-se impossível receber novas aquisições de livros, as quais são essenciais ao bom funcionamento da biblioteca universitária, já que esta tem obrigação de possuir toda a bibliografia básica e complementar atualizada dos cursos de graduação à que atende.

Além disso, a concentração dos livros B de todas as áreas no Piso 3 também confundia os usuários, pois os livros G de Ciências Humanas e Sociais encontravam-se no Piso 5, enquanto os livros B dessas áreas estavam no Piso 3. O mesmo ocorria com a área de Biológicas e Saúde, sendo que parte do acervo se encontrava no Piso 3 e outra parte no Piso 4. Somente as Exatas e Tecnológicas encontravam-se concentradas no Piso 3, mas também não havia mais espaço para a expansão dessas áreas.

Agora, todos os livros das áreas de Humanas e Sociais encontram-se no Piso 5, de modo que os usuários vinculados a cursos do CECH poderão concentrar-se neste piso. Devido à falta de espaço no Piso 5, ainda não foi possível remanejar os livros de Artes, mas a BCo está providenciando este remanejamento para mais breve possível.

Da mesma forma, os livros B e G de Ciências Biológicas e da Saúde encontram-se concentrados no Piso 4, enquanto os de Exatas, Tecnológicas e Engenharias concentram-se no Piso 3. No Piso 2, concentram-se as áreas de Letras, Linguística e Ensino Fundamental e Médio. Com a mudança os espaços nos Pisos agora estão bem distribuídos (Tabela 1), sendo possível até mesmo receber novas aquisições, previstas para o final de 2017.

Tabela 1 - Distribuição de Livros por Áreas e Acervos Específicos nos Pisos da BCo

Piso

Livros B e G por Áreas do Conhecimento e Acervos Específicos

2

Letras, Linguística, Ensino Fundamental e Médio, Obras de Referência

3

Ciências Exatas, Tecnológicas e Engenharias e Artes

4

Ciências Biológicas e da Saúde, Teses e Dissertações, Periódicos

5

Ciências Humanas e Sociais, Coleções Especiais, Jornais

 

Outra vantagem da integração dos acervos é que muitos livros G não tinham saída do acervo, nem para consulta, nem para empréstimo, pois os docentes e alunos utilizam mais o acervo B. Agora, como os livros G estarão próximos dos B, já que são classificados por assuntos, o usuário poderá notar outros livros próximos daquele B do seu interesse que também possam ser úteis à sua pesquisa.

Para melhorar ainda mais o atendimento ao usuário em relação aos livros B e G, a equipe da BCo iniciará, em breve, a reavaliação dos livros das bibliografias básica e complementar de todos os cursos da UFSCar Campus São Carlos, mantendo como livros B somente aqueles que se encontrem efetivamente registrados no sistema e-MEC dos respectivos cursos. Com isso, muitos livros B serão reclassificados com G, possibilitando a usuários do Acervo Geral emprestá-los.

É importante ressaltar que as regras de empréstimo não se modificam com esse remanejamento, ou seja, os livros B continuarão sendo emprestados apenas para alunos e docentes UFSCar, enquanto os livros G poderão também ser emprestados pela Comunidade Externa e outras categorias.

Contato

Para mais informações, entre em contato com o Departamento de Referência (DeRef) pelo e-mail  capacitacao.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8425.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: