Você está aqui: Página Inicial / Sobre a BCo / História da BCo / História da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo)

História da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo)

por Canal BCo — publicado 12/06/2017 14h43, última modificação 12/06/2017 17h03

História da BCo

Sexta-feira, 16 de dezembro de 1994, o ministro da Educação e do Desporto, Murílio Avellar Hingel, esteve em São Carlos, onde às 10 horas participou da solenidade de inauguração do prédio da Biblioteca Comunitária da UFSCar. Foi a primeira vez no Brasil que uma universidade federal estendeu os seus serviços bibliotecários a alunos e professores de 1º e 2º graus (atualmente ensino fundamental e médio).

O prédio da Biblioteca Comunitária faz parte de um complexo (Biblioteca, Auditórios e Teatro Florestan Fernandes) com área total de nove mil metros quadrados que custou R$ 3,16 milhões incluindo mobiliários e equipamentos de informática. Os recursos foram destinados pelo Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao MEC.

Foto 1 - Construção da Biblioteca Comunitária

002.jpg

Fonte: Acervo BCo

Projeto Pioneiro

O projeto de criação previa que a Biblioteca Comunitária deveria ser um centro referencial que garantisse o uso e acesso de informações em todos os níveis e para todos os fins, atendendo diversos grupos de usuários.

Na área educacional, o seu objetivo era democratizar o espaço físico, acervo, serviço e produtos, servindo como canal catalisador da informação gerada e armazenada na Universidade.

Na época, o reitor da UFSCar, Prof. Dr. Newton Lima Neto, destacou que o pioneirismo do projeto se devia ao fato de a Biblioteca Comunitária prever a aproximação e integração de diferentes grupos de usuários, sendo um novo conceito de biblioteca, um local para troca de informações e intercâmbio educacional, científico e cultural.

Por sua vez, a primeira diretora da Biblioteca Comunitária, Lourdes de Souza Moraes, destacava que a Biblioteca não se propunha a tomar para si as funções das escolas e nem deixar de exercer sua função de biblioteca universitária; mas pretendia através de um trabalho de parceria complementar o que fosse necessário e essencial ao trabalho destes diferentes tipos de bibliotecas, colocando à disposição da comunidade todos os recursos de informação dispostos pela universidade.

Foto 2 - Fachada da BCo atual

FachadaBCo2017.png

Fonte: Acervo BCo

Início das Atividades

 A Biblioteca Comunitária começou a funcionar no dia 17 de agosto de 1995, após transferência do acervo da antiga Biblioteca Central da UFSCar e da instalação completa de todos os recursos computacionais.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: