Você está aqui: Página Inicial / Sobre a BCo / Novos serviços da BCo UFSCar Campus São Carlos

Novos serviços da BCo UFSCar Campus São Carlos

por Diretoria BCo — publicado 12/02/2017 23h20, última modificação 28/03/2017 17h46
Colaboradores: Eliane Colepicolo (Diretora BCo)
A partir de 2017, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar Campus São Carlos tem novos serviços de informação para melhor atender às necessidades, desejos e expectativas da comunidade acadêmica, universitária e à comunidade externa. Confira!

A Diretoria da Biblioteca Comunitária (BCo) juntamente com seus departamentos e seções realizou uma reestruturação de seus serviços de informação, com objetivo de atender com ainda mais eficiência e eficácia aos usuários da comunidade interna e externa.

Foto 1 - Reunião de planejamento de novos serviços da BCo em dez./2016

DSC_0949.JPG

Fonte: Junior Cesar, 2016.

Para a BCo, a comunidade interna inclui docentes, pesquisadores, alunos de pós-graduação, alunos de graduação e técnicos-administrativos. Já a comunidade externa inclui todo cidadão que deseja utilizar recursos de informação, mantendo e reforçando o caráter comunitário da BCo (Foto 1). Entre os grupos da comunidade externa encontram-se os idosos, adultos, jovens, adolescentes e crianças, grupos de escolares do ensino fundamental, médio e superior de outras universidades, entre outros grupos que se interessem pela informação e pelas atividades culturais oferecidas pela Biblioteca.

Os novos serviços foram planejados para atender com presteza e dedicação aos usuários promovendo na BCo:

  • um ambiente propício à investigação científica e tecnológica, à leitura e à integração de pessoas;

  • produtos de informação que propiciem a competência informacional, o prazer da leitura e o insight criativo;

  • a capacitação de usuários no uso de recursos de informação para pesquisa;

  • a preservação da história e da memória da UFSCar e de personalidades importantes da História Brasileira

Todos os serviços contam com equipes de bibliotecários, assistentes, auxiliares e estagiários, altamente capacitados e dispostos. Contamos ainda com profissionais de outras formações, tais como pedagogos, administradores, entre outras, que muito contribuem com seus conhecimentos e experiências à inovação dos serviços.
Conheça agora os novos serviços de informação prestados pela BCo!

Capacitação do Usuário

A capacitação do usuário na BCo é realizada pelo Departamento de Referência (DeRef), localizado logo à direita da entrada da BCo (Foto 2), o qual tem como missão oferecer aos usuários da comunidade acadêmica e universitária os treinamentos, guias e tutoriais relacionados ao uso da informação para realizar suas atividades acadêmicas e de pesquisa.

Foto 2 - Capacitação do Usuário no DeRef

DeRef.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

Esses treinamentos podem ser presenciais, nos laboratórios de informática ou auditórios do Campus UFSCar São Carlos e podem ser virtuais, na forma de Educação à Distância. Os tutoriais e guias podem ser na forma textual disponíveis no Portal BCo e na forma de vídeo, no Canal da BCo no Youtube.

O objetivo do DeRef é capacitar os usuários da BCo em suas demandas de informação, por meio de treinamentos, tutoriais, manuais, cursos on-line e vídeos-tutoriais, gerando a competência informacional e a satisfação dos usuários da biblioteca.

Atendimento ao usuário

O atendimento ao usuário é realizado pela Seção de Circulação, que é o cartão de visita da BCo e localiza-se na hall de entrada (Foto 3). Tem como missão promover a competência informacional do usuário, por meio do atendimento presencial e telefônico, na orientação sobre o uso dos espaços, produtos, serviços e eventos de informação oferecidos pela BCo.

Foto 3 - Atendimento ao usuário no SeCir

sau-4.jpg

Fonte:Junior Cesar, 2017.

Na medida do possível, a SeCir também oferece orientação sobre espaços, produtos, serviços e eventos oferecidos pela UFSCar São Carlos, utilizando recursos, tais como o Portal BCo, o Portal UFSCar e a Carta de Serviços ao Cidadão da UFSCar como fonte de informação para essas orientações.

Divulgação da Informação

A divulgação da informação é o serviço de comunicação e divulgação de Informação da BCo, localizado no Piso 2 da BCo  (Foto 4), realizada pela equipe de gestão de conteúdos do Departamento de Ação Cultural (DeAC). Esta equipe coordena todo o trabalho de divulgação oral, impressa e virtual, por meio do Portal BCo e da publicação nas redes sociais (Facebook, Twitter etc.), assim como a gestão dos espaços da BCo, a sinalização da biblioteca, a organização de eventos de qualquer natureza que ocorram nos espaços da BCo ou coordenados pela equipe da BCo.

Foto 4 - Serviço de Divulgação de Informação (SDI) da BCo

IMG_20170124_095156205.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

O DeAC tem como missão manter um plano de comunicação que integre e oriente os setores da BCo na disseminação da informação. Também visa contribuir com a divulgação da informação produzida na BCo, seja por meio oral, impresso ou virtual. Este trabalho é realizado por meio da sinalização da biblioteca, da gestão do Portal BCo e das suas redes sociais. Além disso, o DeAC organiza eventos de qualquer natureza propostos pelos setores da BCo ou ocorridos nos espaços da BCo e gerencia os espaços BCo voltados para eventos para uso interno e externo.

Ação Cultural

A ação cultural é realizada pela equipe de ação cultural do DeAC, localizado no Piso 2 da BCo  (Foto 5). Este serviço tem grande importância para alavancar eventos culturais e projetos de extensão universitária e de ação cultural na UFSCar, tornando a BCo um centro de referência em cultura para a comunidade acadêmica e universitária, mas principalmente para a comunidade externa.

Foto 5 - Ação Cultural pela equipe do DeAC

sac-montagem.png

Fonte: Junior Cesar, 2017.

O DeAC trabalha fortemente em parceria com as unidades da UFSCar que trabalham com a cultura, por exemplo, a Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), e com as entidades externas municipais e estaduais relativas à cultura em São Carlos e Região, por exemplo, a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de São Carlos (PMSC), com objetivo de complementar as ações dessas entidades.

Tratamento da Informação

O tratamento da informação e a organização do conhecimento são realizados pela equipe de tratamento da informação do Departamento de Processamento Técnico (DePT), localizado na área interna do Piso 1 da BCo  (Foto 6). Este departamento tem como foco o tratamento da informação e a organização do conhecimento, por meio da aquisição, da representação descritiva e temática de itens de informação impressos, digitais e on-line, considerando a diversificação dos suportes informacionais dos tempos atuais.

Foto 6 - Tratamento da Informação no DePT

dept-1.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

Para dar conta desses objetivos, o DePT busca o uso de instrumentos e procedimentos de catalogação, classificação e indexação padronizados e capazes de atender às demandas de busca utilizadas pelos usuários, seja no sistema Pergamum, seja em recursos informacionais on-line, tais como o Portal BCo ou o Portal de Periódicos da UFSCar.

Aquisição de Itens de Informação

A aquisição de itens de informação é realizada pela equipe de aquisição e desenvolvimento de coleções do Departamento de Processamento Técnico (DePT), localizado na área interna do Piso 1 da BCo (Foto 7). Esta equipe tem como foco a aquisição de itens de informação, o desenvolvimento de coleções e o atendimento das demandas de avaliação de cursos da UFSCar Campus São Carlos.

Foto 7 - Aquisição de itens de informação no DePT

 

Fonte: Junior Cesar, 2017.

Produção Intelectual da UFSCar Campus São Carlos

A aquisição de itens de informação é realizada pela equipe de produção intelectual do Departamento de Processamento Técnico (DePT), localizado na área interna do Piso 1 da BCo (Foto 8). Esta equipe tem como foco o levantamento, tratamento e disponibilização no Repositório Institucional da UFSCar (RI-UFSCar) dos itens de informação produzidos pelos membros da comunidade UFSCar do Campus São Carlos.

Foto 8 - Produção Intelectual da UFSCar Campus São Carlos no DePT

 

Fonte: Junior Cesar, 2017.

A equipe da produção intelectual também realiza orientação e treinamentos aos usuários interessados em realizar o autodepósito de itens no RI-UFSCar. 

Coleções Especiais

O tratamento, divulgação e atendimento às coleções especiais da BCo são realizados pelo Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE), localizado no Piso 5 da BCo (Foto 9). O DeCORE tem por objetivo o tratamento, organização e gestão de arquivos e coleções especiais da BCo, por meio da aquisição, da representação descritiva e temática dos itens especiais, visando à preservação e à disponibilização destes da forma que menos comprometa sua conservação e originalidade. Também tem a função de realizar o atendimento especializado a usuários das coleções especiais.

Foto 9 - Serviço de Coleções Especiais (Colesp) da BCo

colesp 2.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

O DeCORE também realiza eventos, atividades e publicações que promovam o uso das coleções especiais a higienização, conservação, preservação de obras raras e especiais e pode contribuir com a promoção de métodos e técnicas de tratamento destas.

Laboratório de Encadernação e Restauração (LER)

O Laboratório de Encadernação e Restauração (LER), localizado no Piso 5 da BCo (Foto 10), é o centro de restauração e conservação dos acervos gerais e especializados da BCo, excetuando-se as coleções especiais. Está sob os cuidados da Seção de Manutenção e Conservação do Acervo de Monografias e Periódicos (SeMCAMP).

Foto 10 - Laboratório de Encadernação e Restauração (LER) da BCo

ler-1.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

A equipe do LER seleciona os itens danificados ou para realizar ali mesmo os pequenos reparos ou para envio à encadernação, nos casos mais complexos. A equipe também trabalha em parceria com a Colesp para o desenvolvimento de oficinas de restauração e conservação de acervos.

Preservação Digital

A preservação digital na BCo é realizada pela equipe de preservação do Departamento de Processamento Técnico (DePT), localizado no Piso 2 da BCo (Foto 11). Esta equipe  trabalha com um scanner de grande porte que realiza a digitalização de documentos em brochura.

Foto 11 - Serviço de Preservação Digital (e-BCo) da BCo

preservacao-digital-03.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

Atualmente, a equipe de preservação digital do DePT está realizando a digitalização das teses e dissertações defendidas nos cursos de pós-graduação da UFSCar Campus São Carlos, cuja BCo é depositária, anteriores ao ano de 2006. Como perspectiva, a equipe deverá atender à projetos de extensão de outras unidades UFSCar para digitalização de outros acervos.

Diretoria BCo

A Diretoria da BCo, localizada na área interna do Piso 1 à direita da entrada da BCo (Foto 12), tem como missão a administração de pessoas, materiais, tecnologias, espaços, processos e projetos da BCo. Esta gestão é feita de forma articulada com os departamentos e seções, promovendo equilíbrio das atividades entre setores, funções e pessoas. O objetivo da Diretoria é atingir a melhor qualidade de produtos, serviços e espaços oferecidos pela Biblioteca, visando a satisfação dos usuários da comunidade interna e externa.

Foto 12 - Diretoria da BCo em reunião com a UEIM

20170203-reuniao-ueim-02.JPG

Fonte: Junior Cesar, 2017.

A Diretoria BCo também realiza a prestação de contas da BCo às instâncias superiores; a gestão de projetos da BCo, com apoio dos líderes de projeto; a articulação com o SiBI, incluindo encaminhamento de necessidades da BCo, atendimento às solicitações da Diretoria do SIBi, participação no Comitê Gestor e nas Câmaras Técnicas; a articulação e parceria com outras unidades UFSCar; a gestão de conflitos na BCo; a promoção da melhoria contínua dos recursos oferecidos pela Biblioteca.

Secretaria Executiva (SE-BCo)

A Secretaria Executiva da BCo (SE-BCo), localizada na área interna do Piso 1 à direita da entrada da BCo (Foto 13), tem como missão tem como missão apoiar a Diretoria da BCo nas atividades administrativas e na gestão de pessoas, materiais e recursos.

Foto 13 - Secretaria Executiva (SecBCo)

20161220-reuniao-diretoria-bco-secbco-01.JPG

Fonte: Junior Cesar, 2017.

A equipe da SecBCo também faz a gestão de todos os serviços demandados pelos departamentos e seções da BCo, coordenando e respondendo dentro dos prazos determinados e apoiar a Diretoria na gestão de processos, projetos e compromissos.

Suporte BCo

O Suporte BCo, localizado na área interna do Piso 1 (Foto 14), gerencia, de forma articulada com a Secretaria de Informática (SIn), a hospedagem, permissões e a segurança da informação nos sistemas utilizados na BCo.

Foto 14 - Serviço de Suporte da BCo

sabio.jpg

Fonte: Junior Cesar, 2017.

A equipe também oferece suporte tecnológico e administrativo em tecnologias de hardware, software e dispositivos computacionais, promovendo o bom funcionamento das rotinas e projetos dos departamentos e seções da BCo, além de pesquisar novas tecnologias que possam ser úteis à otimização de processos, atividades e projetos da equipe BCo.

Contato

Para mais informações sobre os serviços da BCo, entre em contato com a Seção de Circulação (SeCir) pelo e-mail atendimento.bco@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8135.

BCo nas Redes Sociais

Para receber periodicamente as informações sobre o que acontece na BCo, inscreva-se em nossos grupos do Facebook, de acordo com sua área de atuação e interesses: