Estrutura

OrganogranaBCo.png

Departamento de Processamento Técnico (DePT): responsável por  processar tecnicamente o material bibliográfico impresso e os multimeios recebidos por compra, doação ou permuta (monografias, publicações periódicas – periódicos científicos e gerais, jornais, CDs, DVDs, Mapas e outros), atendendo aos padrões nacionais e internacionais adotados pelo Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar, bem como a indexação de assuntos e preparo físico. Também é de responsabilidade do DePT, catalogação na fonte (Ficha Catalográfica) dos livros publicados pela EDUFSCar.
O levantamento bibliográfico por áreas do conhecimento é outro serviço do DePT que auxilia os cursos em seu reconhecimento ou revalidação junto ao MEC.

Seção de Monografias e Periódicos (SeMP): responsável por organização e manutenção dos periódicos, Teses e Dissertações presentes na BCo. 

Seção de Manutenção e Conservação do Acervo de Monografia e Periódicos (SEMCAMP): responsável por realizar os pequenos consertos, manutenção e conservação do acervo da BCo.

Departamento de Ação Cultural (DeAC): tem o objetivo de promover o contato entre as comunidades de usuários e os elementos culturais, proporcionando condições de interação entre esses e a Biblioteca.

Departamento de Coleções de Obras Raras e Especiais (DeCORE): onde está alocada a biblioteca que pertenceu a Florestan Fernandes e todo o seu arquivo pessoal. O DeCORE conta com 11 coleções especiais em seu acervo sendo elas: Florestan Fernandes; Florestan Fernandes – Distrito Federal; Luís Martins; Henrique Luis Alves; Série Ouro; Ficção Científica; Brasiliana; Ruy Barbosa; João Roberto Martins; Ulysses Fernandes Nunes e Revista Ilustração Brasileira.

Departamento de Referência (DeRef): tem como objetivo oferecer apoio informacional por meio do atendimento e orientação aos usuários para a ampla utilização dos produtos e serviços da BCo.

Seção de Acesso às Bases de Dados (SeABD): responsável pela gestão das Bases de Dados de Literatura Técnico Científica (BDLTCs) e dos convênios de comutação bibliográfica e pelo atendimento ao usuário, principalmente na busca de fontes de informação digitais e on­line.

Seção de Circulação (SeCir)tem como responsabilidade o atendimento ao usuário. A SeCir tem por objetivo fornecer orientação dos serviços e espaços da BCo e da UFSCar, bem como o cadastro de usuários, o empréstimo e a devolução de itens de informação.

Seção de Orientação ao Usuário (SeOu):  é responsável pelo serviço de correção de Referências e Citações, orientação para normalização documentária de trabalhos acadêmicos, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), agendamento e gerenciamento de Visitas Monitoradas e Técnicas.

 

 

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais