2º Ciclo do Programa para Formação de Competência em Informação do SIBi-UFSCar: "Uso ético da informação e boas práticas na pesquisa acadêmica"

Em 31 de março de 2022 teve início o 2º Ciclo do Programa para Formação de Competência em Informação destinado à equipe do SIBi-UFSCar.

Esse Programa faz parte do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Divisão de Desenvolvimento de Pessoas (DiDP) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (ProGPe) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) e parcerias com a Coordenadoria de Inovações Pedagógicas e Formativas (CIPeF) da Secretaria Geral de Educação à Distância (SEaD) da UFSCar e do Grupo de Competência em Informação (GT-CoInfo) da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).

Neste ciclo, o foco foi a dimensão ética da Competência em Informação e as boas práticas na pesquisa abordadas em três aulas: a primeira aula ocorreu no dia 31 de março e tratou do “Uso ético da informação e o papel da pessoa bibliotecária: limites e possibilidades”, com a Profa. Dra. Ana Paula Meneses Alves (UFMG) e Diogo Roberto da Silva Andrade (UFMG), em que foram apresentados conceitos sobre ética na informação e possíveis propostas de ação nas Bibliotecas. A segunda aula, intitulada “A adequação de bibliotecas universitárias à LGPD” ocorreu no dia 26 de abril e foi ministrada pela Dra. Janete Bach Estevão (UFPR e pesquisadora do GESIS-Leibniz Institute for Social Sciences). Foi apresentado o conceito da cultura de privacidade, enfatizado que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais surgiu para proteger os titulares dos dados e, também, como as instituições e bibliotecas se adequam a esses dispositivos com várias sugestões, visto que no período de 2020-2021 coordenou o grupo de adequação do SIBi-UFPR à LGPD. A terceira aula: “Acesso à informação no Brasil e direitos autorais: o compromisso fundamental das bibliotecas”, ocorreu em 18 de maio e foi ministrada pela Profa. Dra. Sueli Mara Soares P. Ferreira (USP e FEBAB) e Walter Couto (USP e FEBAB). A temática foi a interpretação contemporânea da lei de direitos autorais, segundo a Constituição brasileira, no que tange ao direito humano de acesso à informação, com destaque para o papel das bibliotecas nesse contexto, baseando-se no “Guia para Bibliotecas: Direitos autorais e Acesso ao Conhecimento, Informação e Cultura”, lançado recentemente pelo Comissão Brasileira de Direitos de Autor e Acesso Aberto (CBDA3) da FEBAB.

Como resultado desse Ciclo de formação, os participantes que integram a equipe do SIBi estão elaborando um conteúdo educativo sobre boas práticas na pesquisa acadêmica e científica que será disponibilizado para as comunidades da UFSCar e externa. A atividade conta, também, com o trabalho de uma bolsista do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação, parceria com o Departamento de Ciência da Informação e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFSCar.