ATIVIDADES CULTURAIS DE SETEMBRO NA BCo

Confira as atividades culturais do mês de SETEMBRO na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O horário de funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira das 8h às 21h.
Venha participar e prestigiar!

Retratos do Brasil, de Selma Arenales
A exposição é composta por 60 telas com legendas explicativas, um vídeo com 152 imagens adicionais e um banner do mapa do Brasil com as principais fotos.  
Disponível no Piso 2 até 23/09/2022.

Olhares para o Cerrado na UFSCar
Organização: Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS) e apoio da Pró-Reitoria de Extensão (ProEx).
A exposição é resultado dos concursos de fotografia do Cerrado da UFSCar realizados entre 2018 e 2021. Apresenta as fotos vencedoras das últimas quatro edições do concurso, realizado no contexto da Atividade de Extensão Visitas Orientadas à Trilha da Natureza, que neste ano de 2022 completa 30 anos de atuação.
A exposição acontece de forma física e virtual de 01/09 a 30/09/2022.
Local: Presencial (Piso 2 da BCo) e Virtual (área de exposições virtuais do site da BCo).


Star Wars
Composta por itens da série de filmes Star Wars a mostra, coordenada pelo arquiteto e cenógrafo Carlos Junqueira, tem o intuito de divulgar a cultura que gira em torno do colecionismo de Star Wars.
A exposição acontece de 01/09 a 21/10/2022  na área de exposições do Piso 1 da BCo.

Quebrando o estereótipo cigano: Enxergando através dos olhos de crianças Calon em Trindade, Goiás.
De 12/09 a 14/10/2022
Local: Área de exposições - Piso 2
No dia 13/09/2022 (terça-feira), das 14h30 às 16h na Sala 7 da BCo (Piso 2) acontece a abertura da exposição " Quebrando o estereótipo cigano: Enxergando através dos olhos de crianças Calon em Trindade, Goiás "* com exibição de episódios da minissérie "Diva e as calins de MT", dirigidos por Aluizio de Azevedo.

A exposição é fruto da oficina “Estereótipo e autorrepresentação” com alunos calon (ciganos) do 3º e 4º ano da Escola Municipal Juvenil de Freitas em Trindade, Goiás e reúne fotografias de oito crianças durante suas atividades escolares e a celebração de Santa Sara Kali. O propósito da exposição é questionar a imagem do cigano na cultura popular brasileira; uma imagem criada e promovida por pessoas pouco informadas que não pertencem a esse grupo. Para desmontar o estereótipo do cigano, Mariana Sabino, organizadora dessa atividade, acredita na autorrepresentação como um potente antídoto. Mariana Sabino Salazar é doutoranda na Universidade do Texas em Austin e bolsista Fulbright-Brasil, UFSCar.

Roda de Conversa com a Secretaria Geral de Relações Internacionais - SRInter
Um espaço para falarmos sobre as oportunidades de mobilidade internacional, compartilhar experiências de estudantes que já participaram dos programas e tirar dúvidas.
Dia 13/09/2022 – terça-feira - das 12:30h às 13:30h
Local: Área de convivência da Biblioteca Comunitária – Piso 1.

Café Filosófico "Arte e Liberdade: Distensões do sensível - Prof. Dr. Pedro Fernandes Galé (Departamento de Filosofia da UFSCar).
Desde a vinculação, tardia, entre belas-artes e artes liberais (ou seja, arte de homens livres) a arte se viu vinculada ao livre operar dos artífices. Regimes de emancipação e ampliação do domínio do artístico marcaram tanto a história da arte, quanto a história do pensamento acerca dela. Nos perguntamos sobre o aspecto emancipatório das artes e da sensibilidade toda vez que a liberdade se vê sob ameaças. Mais do que uma tópica estética, pensar sobre a relação das artes e a liberdade é pensar um dos aspectos centrais das sociedades modernas em sua relação com as artes e seus valores sensíveis.
Data e horário: 15/09/2022 às 14h.
Local: Piso 2
O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BCo.

Café Literário "Loucura e Literatura", com Ana Cristina Braga Martes, autora do livro "A origem da água".
O livro A origem da água é uma “biografia inventada” sobre a escritora Maura Lopes Cançado, e aborda questões como loucura e sanidade, maternidade, trabalho, família, relações amorosas, saúde mental e institucionalização, além da busca pela liberdade da mulher num Brasil patriarcal com legado escravocrata. O livro conta a história da protagonista Laura, que se interna voluntariamente num hospital psiquiátrico do Rio de Janeiro, aos 25 anos. A origem da água, escrito em primeira pessoa, conduz o leitor para o universo da loucura a partir do olhar e do mundo íntimo da protagonista. Nascida numa fazenda no interior rural do Brasil, desde a infância Laura começa a conhecer, desvelar e estranhar essa realidade em que os homens ditavam as regras, e os papéis sociais, especialmente os de trabalho e gênero, eram fixos e intransponíveis. Laura ousa participar de um mundo dominado por homens, onde as mulheres não são bem-vindas, e dificilmente conseguem obter reconhecimento no âmbito profissional, mesmo nos meios mais letrados e intelectualizados, quando colaborou para um grande jornal após receber um prêmio literário nacional. “Meu intuito é retratar a loucura indo além do lado depressivo e mórbido dos transtornos mentais, para mostrar um outro lado, o da criatividade, da pulsão de vida, ousadia e liberdade”, conta Ana Cristina. “Quero fazer com que as pessoas se sensibilizem e se interessem por este outro lado”.  
Ana Cristina é socióloga, deixou a academia para se dedicar à literatura, pesquisadora. Nascida em Varginha (MG), mudou-se para São Carlos (SP) ainda na infância. Fez Ciências Sociais na UNESP-Araraquara, mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo, tendo feito parte do seu doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Foi professora da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Pesquisadora Visitante na Universidade de Boston e fez pós-doutorado na Universidade de Londres (King´s College of London). A origem da água é seu primeiro livro de ficção.
Data e horário: 27/09/2022 às 14h
Local: Piso 2
O evento será transmitido ao vivo no canal do YouTube da BCo.

Exposição virtual "A origem da água", de Ana Cristina Braga Martes (De 02/09 a 30/09/2022).
Exposição sobre o romance homônimo, primeiro livro de ficção de Ana Cristina, que estará presente no Café Literário da BCo no dia 27/09 às 14h.
Acesse a exposição - (área de exposições virtuais do site da BCo)

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais