Biblioteca Comunitária da UFSCar recebe a exposição “Patrimônio de São Carlos do Pinhal: uma Homenagem”, de Maria Nascimento

De 05 a 24 de outubro de 2023 a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar recebe a exposição “Patrimônio de São Carlos do Pinhal: uma Homenagem”. A exposição é dedicada a mostrar a importância histórica da cidade de São Carlos em suas edificações por onde passaram gerações e marcam o cenário rico em detalhes dos prédios antigos espalhados pela cidade, entre eles a Escola Álvaro Guião, Biblioteca Comunitária da UFSCar, Teatro Municipal de São Carlos, Catedral, entre outros. Os prédios foram selecionados para ganhar uma expressão em carvão aos olhos da artista Maria Nascimento que possui forte ligação afetiva com a cidade. 

Trata-se de uma exposição itinerante dentro da cidade de São Carlos, que ocorrerá a partir de outubro de 2023 até janeiro de 2024 em alguns espaços culturais como a Biblioteca Comunitária da UFSCar, Biblioteca Campus II USP, ONOVOLAB, Museu do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação da USP e o Shot Café, e tem o apoio da Wonami Startup, da Escola de Engenharia de São Carlos da USP São Carlos, Onovolab e ShotCafé Cultural na divulgação. Também conta com o apoio da HoodId no registro de autoria das obras que terão documentação e representa a primeira exposição da artista Maria Nascimento como marca registrada no INPI. Grande parte das obras da artista fazem parte de acervos públicos como Marinha do Brasil e USP.
Maria Nascimento é Potiguar, graduada em Química (UFRN), mestre em Ciências Farmacêuticas (UFPE) e doutoranda em biotecnologia RENORBIO UFRPE/ UFSCar. É artista visual, curadora e comerciante de obras cadastrada no IPHAN, escritora e ativista pela inclusão no combate à violência contra a mulher e nos direitos do Autista.
Possui projetos de escrita criativa em parceria com o PACC/Letras/UFRJ e Universidade das Quebradas. Atua no desenvolvimento de software aplicado à descoberta de novos fármacos. Trabalhou na indústria Naval, é membro SOAMAR/ Marinha do Brasil e da Comissão Técnica de Ensino Superior CRQ-IV.  
A artista atua como desenhista e curadora há quase três décadas. Foi professora de Desenho com carvão da antiga Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, onde também expôs suas obras. Recentemente ministrou a oficina de Desenho com Carvão no CEMAC (Centro Municipal de Arte e Cultura de São Carlos) e depois de anos sem realizar uma individual traz sua homenagem à cidade de São Carlos do Pinhal.  
A exposição acontece no Piso 1 da Biblioteca Comunitária da UFSCar e tem visitação gratuita e aberta ao público. O horário de funcionamento da BCo é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais