Bibliotecária da ColEsp e pesquisador da UFRB descobrem conto inédito de Florestan Fernandes

Em meio a dezenas de milhares de livros, documentos e objetos, pairam sob os arquivos da ColEsp muitas preciosidades. Um desses "tesouros" literários foi descoberto recentemente, quando a bibliotecária da BCo Izabel da Mota Franco e o Professor da UFRB Diogo Valença de Azevedo Costa, encontraram, em meio a pastas de arquivos de um dos Fundos Documentais, um conto escrito por Florestan Fernandes aos 23 anos, publicado originalmente na revista Brasilidade¹. Até o presente momento, o conto permaneceu praticamente inédito. Florestan o teria escrito com 23 anos, nunca tendo lhe feito qualquer alusão em suas entrevistas, depoimentos e escritos. A socióloga Heloísa Fernandes Silveira, filha de Florestan, assim se expressa diante dessa preciosa descoberta:

Desconhecíamos, minhas irmãs, meu irmão e eu, esse conto que a pesquisa da bibliotecária Izabel da Mota Franco e do sociólogo
Diogo Valença nos apresentam revelando a infância do engraxate Vicente que se tornaria Florestan, nosso pai. Leitura ainda mais emocionante porque expõe sua dolorosa experiência infantil da desigualdade, da discriminação e da injustiça, temas que marcarão sua obra como sociólogo, ao mesmo tempo que revela o sonho de liberdade, vivenciado na fraternidade das suas relações de amizade com seus iguais, um sonho que inspira o grande socialista que ele viria a ser.

A notícia da descoberta foi publicada no site A Terra é Redonda sob o título "Atrás da Janela" e teve grande repercussão junto à família e os estudiosos de Florestan.

Confira o texto elaborado pelo Professor Diogo Valença de Azevedo Costa sobre a descoberta, com depoimento de Heloísa Fernandes Silveira, professora aposentada do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, filha do renomado sociólogo:

Conto Atrás da Janela, de Florestan Fernandes, com depoimento de Heloísa Fernandes.


¹Brasilidade, revista mensal ilustrada, tinha sua sede na cidade de Santos-SP.

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais