Agosto Lilás: 17 anos da Lei Maria da Penha

Observatório Mulheres - ProPq, Coordenadoria de Cultura-ProEx e ProACE convidam a comunidade para participar das Mesas de Debate on-line e do Café Filosófico (BCo)

Neste mês em que relembramos a promulgação da Lei Maria da Penha, o Observatório Mulheres-ProPq, a Coordenadoria de Cultura-ProEx e a ProACE convidam a comunidade para participar das Mesas de Debate on-line e do Café Filosófico BCo – São Carlos. A partir da discussão dos temas propostos, pretende-se renovar o debate, afirmar o compromisso da UFSCar com o combate à violência contra a mulher e contra toda forma de violência, buscando soluções efetivas e não-violentas para a construção de um ambiente universitário democrático, inclusivo e plural, que respeita e valoriza a diversidade e defende o diálogo como forma de convívio na nossa universidade. A programação conta com o envolvimento de várias instâncias da gestão e da universidade e participação multicampi.

25/08, às 17h
Combate à violência de gênero e cultura da paz: desafios para a universidade pública brasileira
Poesia, paz e arte: Vitoria Lima
Diana Junkes – Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Coordenadora do Observatório Mulheres-ProPq e Carla Silva – Coordenadora de Cultura – ProEx
Palestrantes
Profa. Dra. Viviane Gonçalves - NEPEM da UFMG
Profa. Dra. Deíse Maito, da UEMG
Mediação: Dileia Aparecida Martins – Dpsi/TILSP/PPGL; Julia Silveira Borges (Vice-diretora CCN, LS); Andrea Rodrigues Ferro (UFSCar -So); Djalma Ribeiro Junior (Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Estudantis
O evento será on-line e terá transmissão pelo Youtube da UFSCar.

31/08, às 17h
Avanços e desafios para além da Lei Maria da Penha: saúde mental, fragilidade financeira e instrumentos legais de proteção e amparo
Poesia, paz e arte: Zemaki (SC) e Larissa de Aragão Alves (LS)
Gisele Zutin – Pró-Reitora Adjunta de Assuntos Comunitários e Estudantis e Jeanne Michel – Pró-Reitora de Gestão de Pessoas
Palestrantes
Dra. Raquel Sarmento – Advogada e Presidente da Comissão Contra Violência Doméstica da OAB
Dr. Max Henrique Boraschi – Advogado e membro do Conselho da OAB/Araras
Mediação: Sabrina Ferigato (UFSCar – São Carlos) - Coordenadora de Articulação em Saúde Mental (CASM/ProACE); Angela Lopes (FAI-UFSCar); Fernanda Bazon (UFSCar-Ar); André Cordeiro dos Santos (Diretor CCHB, So).
O evento será on-line e terá transmissão pelo YouTube da UFSCar

01/09, às 17h
Café Filosófico "Lei Maria da Penha, proteção à mulher e as redes de apoio em São Carlos"
Poesia, paz e arte: Mateus Silva Cristina (apresentação de piano) (Música/SC)