Café Literário “Escrita Criativa, o caminho das letras como instrumento de expressão da escrevivência feminina”, com a escritora Maria Nascimento

No dia 14 de março de 2023, às 14h30, acontece na Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar o Café Literário “Escrita Criativa, o caminho das letras como instrumento de expressão da escrevivência feminina”, com a escritora Maria Nascimento. O evento é uma homenagem ao dia internacional das mulheres, comemorado no dia 8 de março.

O evento acontece no Piso 2 da Biblioteca Comunitária e também será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal BCo UFSCar.

Maria Nascimento é química de formação e atualmente é doutoranda em Química pela UFSCar. Sempre esteve envolvida com artes, leitura e escrita. Durante a pandemia teve parte de sua vida transformada depois de conhecer a Universidade das Quebradas/UFRJ.
Apesar de ter textos técnicos e científicos premiados e experiência de escrita em sua formação acadêmica, publicou seu primeiro conto apenas em 2022 após participar da oficina de escrita “Livres Livros”, um projeto do PACC/Letras/UFRJ promovido pela Universidade das Quebradas. O conto “Francisca” foi publicado na coletânea “Sobre nossas avós: memória, resistência e ancestralidade”, organizado pela Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Ribeiro. Logo em seguida outro conto foi publicado na coletânea “As manas na estrada”, fruto da oficina também.
Como muitas mulheres, levou décadas para assumir seu papel como escritora de suas experiências e vivências peculiares do universo feminino. Esta prática teria começado em seus diários na adolescência.
Neste encontro a escritora irá falar desta trajetória envolvendo a escrita e da importância deste papel para as mulheres.

“O laboratório de tecnologias sociais, chamado Universidade das Quebradas, vem se desenvolvendo desde 2009 com a metodologia inspirada na ideia de ecologia dos saberes e, confesso, é o projeto de minha vida. Durante a pandemia, mulheres da UQ se reuniram e criaram o coletivo MUQUE, mulheres das quebradas. A primeira ação do MUQUE foi uma oficina de leitura e escrita onde mulheres se expressavam com força impressionante e produziram textos importantes para a experiência de afirmação feminina. Foi nesse contexto, que conheci Maria Nascimento, uma liderança q logo se impôs com grande força e talento. A escrita de Maria cresceu sobremaneira durante a oficina e hoje a considero uma vencedora pronta para se tornar um nome reconhecido na literatura e na ciência. Maria é a prova viva do poder e da criatividade das mulheres neste sec. XXI. Espero que continuemos juntas nessa longa jornada q é a luta pelos direitos das mulheres!”. Heloísa Buarque de Holanda.

Para conhecer a coletânea “Sobre nossas avós: memória, resistência e ancestralidade”, organizada pela Profa. Dra. Maria Aparecida Silva Ribeiro, assista a Live de lançamento virtual do livro clicando aqui.