Café sociológico - Florestan Fernandes e as ciências sociais no Brasil: a sociologia como artesanato intelectual

publicado em 16.10.25

A Biblioteca Comunitária da UFSCar, através de sua Coordenadoria de Coleções Especiais e Obras Raras (ColEsp), convida toda a comunidade universitária e o público em geral para mais uma edição do seu Café Sociológico, que nesta ocasião terá como tema “Florestan Fernandes e as ciências sociais no Brasil: a sociologia como artesanato intelectual”

O encontro propõe uma reflexão sobre o papel da sociologia na formação do pensamento crítico brasileiro, a partir da obra e da trajetória de um dos maiores intelectuais do país.

O evento acontecerá na quarta-feira, 29 de outubro de 2025, às 19h, no nosso já tradicional espaço de convivência, ali no piso 1 da BCo. Para essa conversa, contaremos com a presença dos professores Diogo Valença de Azevedo Costa (Universidade Federal do Recôncavo Baiano – UFRB), Vera Alves Cepêda (Departamento de Ciências Sociais – UFSCar)  Fábio José Bechara Sanchez (Departamento de Sociologia – UFSCar), que fará a mediação do evento. Os professores trarão diferentes perspectivas sobre a contribuição de Florestan Fernandes para as ciências sociais brasileiras.

A roda de conversa abordará aspectos da história das ciências sociais no Brasil, enfatizando o papel de Florestan Fernandes nos debates políticos nacionais e latino-americanos. O conjunto abrangente e diversificado da sua produção sociológica será debatido a partir dos achados em sua biblioteca e arquivos pessoais - que estão aqui na BCo, inclusive. 

O que Wright Mills chama de artesanato intelectual seria, não um mero ato de burilar ideias e torná-las cada vez mais refinadas, mas a capacidade de compreender as complexas relações entre biografia individual, estruturas sociais e transformações históricas. Vários assuntos serão trabalhados nessa conversa, abrangendo um amplo panorama da produção política e intelectual de Florestan Fernandes: desde os seus estudos folclóricos, dos povos Tupinambá, das relações raciais no Brasil, passando pelos dilemas educacionais, até as problemáticas do desenvolvimento, subdesenvolvimento, capitalismo dependente e sua militância socialista. A biografia do autor será utilizada como elemento central para o debate do conjunto de sua obra nas ciências sociais.

O Café Sociológico é um espaço de diálogo, troca de ideias e construção coletiva do conhecimento. Venha participar desse momento de conversa e reflexão! E não é necessária inscrição prévia!

Vale mais uma vez comentar que as exposições e eventos da BCo são sempre totalmente gratuitos e acontecem no horário de atendimento da BCo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Dúvidas e sugestões podem ser encaminhadas para o e-mail atendimento.bco@ufscar.br

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais