Calourada BCo

A Biblioteca Comunitária (BCo) deseja boas vindas aos estudantes!!!
Para recepcioná-los, preparamos uma programação cheia de atividades!
Confira:

09/05 (terça-feira) às 18h30
BCo e PPGFil promovem Café Filosófico e Lançamento do livro Hegel e Lacan: cinco conferências em Filosofia da Psicanálise, de Bento Prado Jr.
O livro organizado e editado por Richard Simanke traz que o percurso deliberadamente anacrônico que Bento Prado Jr. faz em Hegel, para o qual a referência a Lacan forneceu o precedente e a justificativa, permitiu-lhe dar forma a uma visão do pensamento hegeliano mais ao gosto do seu próprio programa filosófico. Como diz o próprio Bento Prado Jr., falar de Lacan e Hegel pressupõe uma “tradução da linguagem da filosofia em uma linguagem da psicanálise.” Se para Freud essa tradução pode ser feita a partir da história de uma relação ambígua e conflituosa, para Lacan ela envolve uma verdadeira fascinação.
O evento é aberto ao público, acontecerá no dia 09/05 às 18:30, no Piso 2 da BCo e será transmitido ao vivo pelo canal do CECH UFSCar no YouTube. 

Dia 16/05 (terça-feira), às 13h, a Secretaria de Gestão do Espaço Físico (SeGEF) realizará uma Roda de Conversa, em comemoração aos 30 anos da Secretaria, acerca dos projetos e obras desenvolvidos na UFSCar. A roda de conversa acontece no espaço de convivência da BCo, no Piso 1.

No dia 23/05 (terça-feira), às 19h40 tem apresentação da Big Boom Orchestra.
A Big Boom Orchestra já conquistou a cena musical da região com suas apresentações energéticas e emocionantes. Se você é fã de música instrumental, não pode perder a oportunidade de assistir a este concerto! A Big Band conta com uma formação completa de saxofones, trompetes, trombones, piano, guitarra, baixo e bateria. Sob a direção dos professores Glauber Santiago e Fred Cavalcante os músicos trarão um show baseado em músicas brasileiras e americanas em arranjos próprios para a formação.

Dia 24/05 (quarta-feira), às 12h30 na entrada da BCo (em frente ao Teatro Florestan Fernandes) acontece a apresentação da Bateria UFSCar.

Nos dias 30 e 31/05 (terça e quarta-feira), às 11h, acontece a Oficina "Vivências poéticas: Do RAP ao Funk, rumo à literatura".
A oficina tem como proposta trabalhar a poesia em suas várias facetas, ensinando
a construção de versos, rimas, ritmos e temas. O enfoque é apresentar a poesia
em sua manifestação cotidiana para a juventude. Usando instrumentos lúdicos, bem como a música chamaremos a atenção da plateia para a manifestação da palavra e da poesia falada.
No dia 30/05 terá início às 11h a oficina apresentará a parte teórica e será realizada na Sala 7 da BCo (Sala de aprendizagem no Piso 2).
No dia 31/05 terá início às 11h a atividade prática será realizada no espaço de exposições de painéis da CAEV (atrás da Livraria da EDUFSCar).

E ainda, de 02 a 31 de maio de 2023 a BCo recebe as exposições:
Meu Refúgio, de Danilo Godoy. Godoy é artista independente e estudante do curso de Estatística da UFSCar. A exposição está disponível na área de exposições do Piso 1.

Projetos e Obras desenvolvidos pela Secretaria de Gestão do Espaço Físico - SeGEF (2022/2023).
A exposição apresenta projetos e obras, finalizados e em andamento, desenvolvidos pela SeGEF na UFSCar. A exposição está disponível no Hall de entrada do Piso 1.

Exposição fotográfica "Um caminho democrático das origens até os confins".
A exposição narra a história de indígenas da etnia Tupi-Guarani oriundos do Rio Grande do Sul, que percorreram até o litoral paulista, posteriormente para Bauru (SP), até fundarem a aldeia Tekoa Nãnderu em São Miguel do Arcanjo, onde hoje habitam. Descendentes dos precursores dessa peregrinação indígena agora estão em fase de transição de sua aldeia atual para Itu (SP) – local onde foram fotografados pelo Técnico Administrativo Leandro Bastos (DAC). O intuito dessa exposição é enaltecer e preservar a crença e costume indígena de que caminhar por quaisquer cantos do país é um ato democrático e de direito, sendo respeitada a condição de indígena onde quer que ela se apresente. A exposição está disponível no Piso 2.

De 22 a 26/05 a BCo recebe as exposições das equipes e projetos:

Red Dragons, equipe de robótica da UFSCar que atualmente conta com mais de 70 membros (de variados cursos de graduação da UFSCar) e é formada por 3 projetos, o VSSS (Very Small Size Soccer), o Robótica na Escola e o Workshop de Tecnologia.

Dínamo E-racing, projeto de extensão formado por alunos da Universidade Federal de São Carlos, com o objetivo de desenvolver um veículo elétrico de alta performance para participar da competição anual de Fórmula SAE Brasil.

Baja UFSCar, programa estudantil proposto pela SAE (Society of Automotive Engineers) na forma de uma competição universitária de projeto entre estudantes de diversas universidades. Os alunos são desafiados a projetar um veículo off-road e desenvolver um plano de negócio e um protótipo do produto.

Associação Atlética Acadêmica da UFSCar, que visa promover atividades esportivas dentro da Universidade. A Atlética fará uma exposição dos seus troféus.

Todas as atividades são gratuitas.
Participe!

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais