Cine Debate: O armário não é o nosso lugar

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIA+, em que diversas pessoas, mundo afora, se reúnem para celebrar, de diferentes maneiras, o orgulho das múltiplas orientações sexuais e identidades de gênero.
A referência ao presente mês, decorre, precisamente, do dia 28 de junho de 1969, quando, na cidade de Nova Iorque (EUA), ocorreu a revolta no bar Stonewall Inn, popularmente conhecida como a “Revolta de Stonewall”, símbolo de lutas pela diversidade sexual e de gênero. Embora já existissem movimentos e articulações anteriores, a Revolta de Stonewall é considerada um marco emblemático dos movimentos sociais organizados da comunidade LGBTQIA+.
Levou, portanto, muito tempo para que as pessoas pudessem assumir a sua orientação sexual ou identidade de gênero aberta ou publicamente, bem como para que se lograssem políticas públicas e reconhecimento dos Estados. Do medo, do temor ou da vergonha, eclodem a resistência e o orgulho.
Ao encontro deste momento de celebração, a Universidade Federal de São Carlos por meio de sua Coordenadoria de Diversidade e Gênero da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade – SAADE, convida a todas, todes e todos a participarem do evento “Cine Debate: O armário não é o nosso lugar”, que contará com a exibição do documentário longa-metragem contemplado pelo ProAC “O armário não é o nosso lugar”, idealizado e dirigido pelo produtor audiovisual e radiofônico Alexsandro Stenico. Após a exibição do longa, haverá uma roda de conversas com a presença de Alexsandro e pessoas da comunidade LGBTQIAPN+ da Universidade e será mediada por Thiago Loureiro e Natália Rejane Salim, ambos da SAADE. O objetivo do evento visa reunir diversas histórias de pessoas que passaram e/ou ainda passam por este processo e sensibilizar a comunidade universitária acerca de questões tão caras ao que se espera de uma sociedade genuinamente democrática, diversa e inclusiva.
O evento conta com a parceria do Departamento de Ação Cultural da Biblioteca Comunitária, da Pró Reitoria de Assuntos Comunitários, da Atlética e do Grupo de Trabalho LGBTQIA+ do SINTUFSCar.

O Cine Debate acontece no dia 12/06 (segunda-feira) às 14h no Anfiteatro Bento Prado Jr. (área norte da UFSCar).