Comunidade UFSCar tem acesso à SciVal, para gerir produção científica

A Comunidade UFSCar conta, desde o início de março, com a possibilidade de acesso à ferramenta SciVal, que avalia indicadores bibliométricos a partir das bases Scopus e Science Direct. A ferramenta traz uma série de soluções para análise de desempenho de instituições e pessoas, como: encontrar especialistas em uma área de conhecimento definida; buscar colaborações; descobrir tendências de pesquisa ou tópicos emergentes, dentre outras métricas.

 

No dia 25 de abril (próxima terça-feira), às 14h30, será oferecido treinamento online para a Comunidade UFSCar sobre a SciVal. A representante Thais Vick apresentará de maneira detalhada cada um dos módulos da ferramenta (descritos a seguir). As inscrições para o treinamento podem ser feitas pelo link https://elsevier.zoom.us/webinar/register/WN_CBddnpRgTKKBoTjr1IFRnQ.

 

A assinatura da SciVal foi proporcionada pelo Núcleo de Apoio à Indissociabilidade entre Inovação, Pesquisa, Ensino e Extensão (NAIIPEE), vinculado à Fundação de Apoio Institucional (FAI - UFSCar). A aquisição vem para apoiar um dos objetivos do Núcleo, de gestão de dados e indicadores de desempenho acadêmico e de impacto social, facilitando o acesso a esses dados e, também, sua utilização para promover a visibilidade da Universidade. A assinatura desta e de outras ferramentas também é uma parceria entre NAIIPEE e Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), a Secretaria Geral de Informática (SIn) e o Instituto da Cultura Científica (ICC) da UFSCar.

 

O acesso à SciVal já pode ser feito por meio do Portal de Periódicos da Capes, entrando na base de dados Scopus e, por lá, acessando a SciVal. Caso esteja fora da Universidade, lembrar-se de acessar o Portal via Acesso CAFe, incluindo as credenciais utilizadas para os sistemas UFSCar.
 
SciVal é uma plataforma modular e todos os seus cinco módulos foram assinados. Eles se dividem da seguinte forma:
 
Overview: É possível visualizar o desempenho geral da Universidade, grupo de pessoas que pesquisam ou o país. Permite analisar as principais métricas, como as citações recebidas por publicações ou área de pesquisa, colaborações internacionais, principais tópicos de pesquisa, citações em patentes e mídias sociais, dentre outros aspectos.
 
Benchmarking: é possível fazer comparações entre instituições, pessoas ou países. Essa comparação pode ser feita por área de pesquisa e por período de produção do conhecimento, analisando ano a ano o crescimento e alteração dos dados.
 
Collaboration: para análise de colaboração científica, identificando quais são as instituições de pesquisa que colaboram com a UFSCar. Mais do que isso, a ferramenta sugere pessoas especialistas em temáticas similares às das pesquisas que são desenvolvidas na Instituição, identificando colaboradores em potencial. Essas informações são recuperadas nos níveis regional, nacional e internacional.
 
Trends: responsável por analisar tendências de pesquisa em diferentes tópicos e áreas do conhecimento. É possível visualizar tópicos emergentes ou em declínio; pesquisadores e instituições em alta na temática; quem são as pessoas experts em determinado assunto ou as mais produtivas em determinados países. Com essas informações, é possível prospectar locais para desenvolver pesquisas de pós-doutorado, por exemplo, ou solicitar financiamento e colaboração em pesquisas, dentre várias outras possibilidades.
 
Impact: neste módulo é possível analisar a presença da UFSCar em políticas públicas e em mídias internacionais. Dessa forma, é possível verificar o impacto social da Universidade e, também, identificar pesquisas que influenciam o desenvolvimento de políticas, como, por exemplo, a produção da Instituição em temáticas vinculadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

FONTES: 

Comunidade UFSCar tem acesso à SciVal, para gerir produção científica. UFSCar. Disponível em: <https://www.ufscar.br/noticia?codigo=15380>. Acesso em: 18 abr. 2023

Treinamento da SciVal para pesquisadores da UFSCar - 25/04, 14h30 

https://www.sibi.ufscar.br/news/comunidade-ufscar-tem-acesso-a-scival-para-gerir-producao-cientifica

https://www.facebook.com/sibi.ufscar.5/

 

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais