Biblioteca Comunitária comemora 24 anos com programação cultural

Em comemoração ao seu aniversário de 24 anos, celebrado no dia 17 de agosto, a Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar promove uma série de atividades culturais no Campus São Carlos. De 20 a 22 de agosto, será realizada a segunda edição do ComicSanca 2019, encontro de colecionadores de quadrinhos produzido pelo estúdio AllGuma, que visa reunir os amantes das histórias em quadrinhos (HQ), aproximando-os da safra de artistas contemporâneos que produzem quadrinhos de forma independente. A programação conta com workshops, oficinas e aulas exclusivas.

Dentre os convidados estão Rapha Pinheiro, criador do Salto e Silas, e a quadrinista e ilustradora Letícia Pusti; Thiago Spyked, da Editora Crás; Mario Cau, da Escola Pandora de Campinas; e Rino Félix, do canal Nerd AllStars, no YouTube. Da região, estarão presentes dois ex-professores da Quanta Academia de Artes, que residem atualmente em Pirassununga: Alê Araújo, que tem entre seus trabalhos o quadrinho do Zé do Caixão, premiado pelo HQMix; e o ilustrador digital Alexander Santos. Além deles, de Ribeirão Preto, o ComicSanca traz Gustavo Nascimento, criador dos The Bestones e O blefe do homem morto. O evento terá também a presença de Mupa, de Araraquara; e, de São Carlos, nomes como Iéio, Filipe Lucidi, Eldes de Paula, Carlos Junqueira, Paulo Patrocínio, Marco Oliveira, Marcel Guerreiro e Dersa Marques. As atividades acontecem a partir das 14 horas de acordo com o cronograma disponível no Facebook e no Instagram, onde há links específicos para as inscrições em algumas delas.

Já no dia 30 de agosto, tem apresentação do Grupo Coral Vivo Canto, com a participação de mais de 40 músicos, a partir das 13 horas, na área de convivência da Biblioteca. No dia 2 de setembro, às 19h30, será realizada a palestra "No encanto dos passarinhos: construindo arranjos musicais, cultura e arte", que vai enfocar o processo de elaboração da obra "No encanto dos passarinhos: canções para cantar, dançar, tocar e brincar" (EDUFSCar), de Ilza Zenker Leme Joly, com ilustrações da artista plástica Solange Lopes e arranjos e partituras de Lucas Joly e Vinícius Sampaio. A palestra terá a presença dos quatro autores que falarão sobre o processo de concepção, pesquisa e escrita do livro; sobre a elaboração das ilustrações; e sobre a produção dos arranjos musicais, mostrando exemplos das músicas gravadas. Em seguida, haverá sessão de autógrafos. Já nos dias 2 e 3 de setembro, a BCo promove a oficina "No encanto dos passarinhos: música, cultura e arte", ministrada pelos autores do livro para estudantes de escolas da rede de ensino de São Carlos.

Todas as atividades acontecem nas dependências da Biblioteca Comunitária, localizada na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar, são gratuitas e abertas ao público.

Exposições
A BCo também apresenta, em seu mês de aniversário, quatro exposições de artes. "Traços, formas e cores", de autoria da artista Sara Camargo, tem desenhos realistas de pessoas e objetos. Dentre as personalidades retratadas estão celebridades como Michael Jackson, Morgan Freeman, Will Smith, Justin Bieber, Anitta, entre outros. Mais informações sobre Sara Camargo podem ser consultadas em seus perfis no Facebook e Instagram.

Já a mostra "Atlética 20 anos" comemora os 20 anos de existência da Associação Atlética Acadêmica da UFSCar, expondo, pela primeira vez, taças conquistadas em vários campeonatos universitários, além de fotografias e material de divulgação das mais diversas modalidades esportivas.

A terceira exposição - "Alexander von Humboldt" - contempla a obra do célebre cientista e pesquisador naturalista, o explorador Alexander von Humboldt, conhecido mundialmente por suas pesquisas nas áreas da Geografia e Biologia em viagens pela América do Sul entre 1779 e 1804, onde realizou grandes trabalhos, tais como o mapeamento de parte da Bacia Amazônica e a catalogação de diversas espécies nativas. A mostra é organizada pela escola de Alemão Zwei.

Por fim, "No encanto dos passarinhos" traz as 15 telas originais do livro "No encanto dos passarinhos: canções para cantar, dançar, tocar e brincar", com o intuito de divulgar a obra e despertar a curiosidade de crianças e adultos sobre música.

Todas as mostras são gratuitas e podem ser vistas na Biblioteca de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados, entre 8 e 14 horas, até o dia 31 de agosto (com exceção de "No encanto dos passarinhos", que fica até 6 de setembro).