Docentes de Instituições Federais realizam visita à COLESP/BCo - Biblioteca de Florestan Fernandes e Fundo (nominado como Memória do Mundo pela UNESCO, 2009)

          Entre os dias 22 a 26 de maio, um grupo de professores/pesquisadores de várias IFES realizaram visita a Biblioteca Comunitária (BCo), a equipe de pesquisadores, composta por Wilson Rogério Penteado Jr. - UFRB, Diogo Valença de Azevedo Costa (coordenador) - UFRB, Luidy Ariel Ferreira Santana - UFRB , Eliane Veras Soares - UFPE, Lucas Trindade da Silva - UFRN, Aristeu Portela Jr. - UFRPE, Remo Mutzenberg - UFPE, Ana Rodrigues Cavalcanti Alves - UFBA, Iuri Nobre dos Santos - UFRB. A equipe está desenvolvendo o projeto de pesquisa "O artesanato intelectual de Florestan Fernandes: uma perspectiva latino-americana sobre o desenvolvimento", financiado pelo Edital Universal 2021 do CNPq. O intuito da visita às Coleções Especiais e Obras Raras (COLESP - BCo) foi especialmente para pesquisar no acervo da Biblioteca e Fundo Florestan Fernandes. A maioria dos livros deste acervo contêm marginálias e símbolos registrados pelo sociólogo, além de muitas assinaturas de autores ilustres. Uma das integrantes da equipe é autora do livro: Florestan Fernandes: o militante solitário, a Profª. Dra. Eliane Veras Soares (UFPE). A professora Eliane entrevistou Florestan Fernandes entre os anos de 1990 e 1991. No acervo da COLESP, a coleção mais completa é a do professor e sociólogo Florestan Fernandes (1925 a 1995).

Essa Coleção é composta pela Biblioteca, Mini-Museu e complementada pelo Fundo Florestan Fernandes.

Possui um espaço de estudo e está disponível para consulta local no Piso 5 da BCo. A pesquisa do acervo pode ser realizada pelo catálogo da biblioteca.

O horário de atendimento ao público da COLESP é de Terça, Quarta e Sexta-feira das 13h45 às 17:45. Para conhecer a COLESP, acesse o vídeo.

Contato: colesp-bco@ufscar.br, fone: (16)3351-8427. Siga nossas rede Sociais: Instagram Facebook  YouTube

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais