"Espaço BCo" apresenta Café Filosófico com o tema: "Freud 100 anos depois: a atualidade de Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921-2021)

Na terça-feira, 30/11, às 14h30, a BCo apresenta no "Espaço BCo", Café Filosófico com o tema: "Freud 100 anos depois: a atualidade de Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921-2021)”.
O evento será apresentado pela Profª Drª Georgina Faneco Maniakas do Departamento de Psicologia da UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar e mediado por Micaela Arisa Washimi, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar.

Em Psicologia das Massas e Análise do Eu (1921) Freud procura entender os fenômenos de coesão social: se os indivíduos ganham em segurança dentro de um grupo, por que perdem a liberdade de pensar e a capacidade de julgamento? Por que se tornam intolerantes e irracionais ao ponto de incitar verdadeiras atrocidades contra aqueles que não compartilham de suas crenças? Com a intensificação das confrontações ideológicas no país nos últimos anos, questões como essas tornam-se extremamente atuais, principalmente após o fenômeno das redes sociais. A internet tem garantido que as pessoas possam expor seus posicionamentos extremistas sem que sofram maiores sanções, formando verdadeiras massas virtuais cujo padrão discursivo/comportamental nos leva às mesmas questões que Freud procurou responder há exatos 100 anos.

O evento é gratuito e será transmitido no Canal do YouTube da BCo pelo link: https://youtu.be/2vMJn9z1JbM

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais