Exposição “Imagens e Versos desse Universo”

De 02 de fevereiro a 31 de março de 2023, o artista Ciro Cellurale apresenta na Biblioteca Comunitária da UFSCar a exposição “Imagens e Versos desse Universo”  com desenhos utilizando a técnica de pirogravura (arte de gravar ou fazer gravura em madeira e outros materiais com ponta incandescente, utilizando-se do pirógrafo, um aparelho elétrico em forma de caneta com ponta de metal, que serve para gravar através do calor, com marcas de queimaduras resultantes da aplicação controlada do pirógrafo). Também apresenta também poemas de autoria própria publicados em seu livro “Versos desse Universo”.

Ciro Cellurale, nascido em Rio Claro/SP e atualmente residente da cidade de São Carlos (SP), já participou de diversas exposições individuais e coletivas, sendo premiado em várias dessas mostras. Em Rio Claro foi aluno do Professor Denizard França Machado em desenho artístico, pintura e pirogravura na década de 1970.
Desde 1984, já em São Carlos, aperfeiçoou-se em lápis sépia com a Professora Leda Zavaglia na Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda.
Para o Professor Denizard, “os traços de Ciro são de uma sensibilidade muito grande e sua dedicação à pirogravura é mesmo impressionante pela naturalidade dos temas que desenvolve”.
Segundo Maria Inez Cornicelli Botta, Coordenadora da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, em São Carlos, “Ciro desenha sobre a madeira com um pirógrafo com gravidade carinhosa. É um romântico com inclinação apoteótica. São seres humanos e animais vistos com doces olhos. Apesar de apolíneos”.

Para saber mais sobre o artista, acompanhe também seus canais oficiais:
ciro@cellurale.com
Site: https://ciro.cellurale.com/
Facebook: cirocellurale
Instagram: @cirocellurale

A exposição com os desenhos está disponível no piso 1 e os poemas no Piso 2 da BCo. 
A visitação é gratuita e aberta para todas as pessoas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h.

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais