Exposição “Olga Benario Prestes: Amor materno, ideais de luta e revolução” na BCo a partir de 09/08

A Colesp, Sala de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) lança a exposição “Olga Benario Prestes: Amor materno, ideais de luta e revolução”.

A Colesp, Sala de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária da UFSCar (BCo) lança a exposição “Olga Benario Prestes: Amor materno, ideais de luta e revolução”.
A exposição pode ser conferida entre 09/08 e 05/09/2023, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h no Hall de entrada da BCo e na COLESP, no Piso 5, de terça, quarta e sexta-feira das 13h45h às 17h45h.
A abertura da exposição acontece no dia 09 de Agosto (quarta-feira) às 17h, com participação da filha de Olga Benario e Luiz Carlos Prestes, a Profª. Dra Anita Leocadia Benario Prestes. Na sequência, às 17h30, no segundo piso da BCo, acontece o Café Literário, que abordará a obra de Anita “Olga Benario: Uma comunista nos arquivos da Gestapo”.

Exposição

No saguão de entrada da BCo, o visitante encontrá cópias de cartas enviadas de Olga para a sogra, Leocadia, a quem se refere como "mãe"; ao marido, Luiz Carlos Prestes; à cunhada, Lygia; e vice-versa. Além das cartas, será exibido também um livro de autoria de Olga (1929) e alguns objetos que Prestes recebeu de presente de familiares.
No piso 5, na COLESP, o visitante e os usuários da BCo poderão conferir outros itens que integram a amostra, como um armário de madeira da década de 40, as cartas originais cujas cópias encontram-se expostas no Hall, bem como quadros com 38 reproduções de fotos em preto e branco do livro “Olga” do autor Fernando Morais. Além dos objetos, será possível apreciar a Linha do Tempo de Luiz Carlos Prestes e outros objetos que complementam a exposição, como 3 (três) livros raros, contendo assinaturas: CALLADO, Antonio. Retrato de Portinari (assinatura de Portinari). CUNHA, Euclydes da, 1866-1909. Os sertões : campanha de Canudos, 1903. (Assinaturas e dedicatória de Euclydes da Cunha); KUBITSCHEK, Juscelino, 1902-1976. Quatro anos, 1960. (Dedicatória de Juscelino Kubitschek para Luiz Carlos Prestes em um cartão que acompanha o livro).

Café Literário

O bate-papo terá a mediação da Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e docente do Departamento de Letras, Diana Junkes e ocorre logo após a abertura da exposição e terá como tema o livro "Olga Benario: Uma comunista nos arquivos da Gestapo", de Anita Prestes. 

Lançado pela editora Boitempo, em 2017, e baseado em registros inéditos liberados com a abertura dos arquivos da polícia secreta nazista, a Gestapo, o livro foi escrito após extensa pesquisa da autora, incluindo oito dossiês com mais de dois mil itens, entre cartas, telegramas, anotações e fotografias. Finalista do 65º Prêmio Jabuti, a obra foi lançada recentemente em Berlim, em alemão.

O evento é gratuito e aberto ao público.

Siga nossas redes sociais:
https://www.instagram.com/colesp_bco/
https://www.facebook.com/ColespBCo
https://www.youtube.com/@ColespBCo

Conteúdo relacionado
Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais