Exposição interativa "Lugares de Leitura na Cidade de São Carlos"

"Lugares de Leitura na Cidade de São Carlos" é uma exposição interativa sobre alguns dos principais espaços de acesso à Leitura, à Cultura e à Memória nas cidades de São Carlos e Ibaté. São Carlos é reconhecida por ser um grande polo educacional e tecnológico no Brasil e possui um conjunto diversificado e amplamente acessível de equipamentos públicos voltados para a Leitura, a Cultura e a Memória da cidade, que podem ser visitados e acessados gratuitamente por toda a comunidade. Portanto, o objetivo desta exposição é aumentar a visibilidade desses espaços especiais em nossa cidade, que nesta exposição denominamos como 'Lugares de Leitura'.

A exposição fotográfica apresenta diferentes Lugares de Leitura, Cultura e Memória das cidades de São Carlos e Ibaté, que foram selecionados devido à sua relevância educacional, social e local, e que estavam disponíveis para receber os curadores da exposição durante a elaboração da atividade de extensão.
Além de apresentar conteúdo visual, um dos objetivos específicos desta exposição é sistematizar e fornecer informações atualizadas sobre esses Lugares de Leitura, incluindo suas nomenclaturas atuais, endereços atualizados e contatos das pessoas responsáveis pelos espaços.
Junto à exposição fotográfica, também estão sendo promovidas atividades interativas que podem ser vivenciadas de forma autônoma pelos visitantes.
A exposição foi elaborada por estudantes do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, turma de 2022, em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, em 12 de outubro, e ao Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro. Esta exposição é resultado de uma atividade de extensão realizada em colaboração com a equipe de Ação Cultural da Biblioteca Comunitária da UFSCar.

Seu propósito é convidar a população de São Carlos, em especial estudantes universitários e pesquisadores que passam pela cidade durante sua formação universitária, a conhecer, utilizar e apropriar-se desses bens públicos tão importantes, que estão à disposição de todos.
A exposição ocorrerá de 10/10/2023 a 31/10/2023, no piso 2 da Biblioteca Comunitária da UFSCar. É uma exposição pública e gratuita, estando disponível para visita e intervenção de acordo com os horários de funcionamento da Biblioteca, que é de segunda a sexta-feira, das 08h às 21h.

CURADORIA: Equipe: Abel Martins dos Santos Neto, Adriane Santos Oliveira, Alice BoreliAmanda Rachel de Albuquerque, Ana Karolina da Silva, Ana Quintina de Oliveira Fernandes, Anderson Daniel dos Santos Ribeiro, Beatriz Pontes de Barros Zuccari, Bruna Eduarda Zeferino, Camily Maria de Souza, Clara Rube de Faria, Enzo Napolitano Sant Ana, Esther Jheniffer Lira dos Santos, Jair de Jesus Lages Massa, João Pedro de Oliveira Cesar, Jonathan Vitoriano Candido, Julia Manuelli Pereira de Oliveira, Kizzi Dandara Leonardo Claudino, Lara Vallim Alves Silva, Leticia Kinuko Yosida, Lucas Martins Souza, Luis Gustavo Rizzo, Marcella Bortoni de Oliveira, Marcos Renato Flor de Oliveira, Maria Abigail Nascimento Silva, Maria Eduarda Tavares, Maria Vitoria Jacob de Oliveira, Mariana Alves Bomfim, Matheus Renan Silva Marini, Natalia Guimaraes Valerio, Natasha Kelly de Almeida, Neide Trindade Mendes, Pedro Fuzeto de Lima, Pollyany da Silva Pereira, Rhuan Estevan Nunes dos Santos, Ricardo Bezerra da Silva, Sara Matusue Noya da Silva, Sara Rodrigues Ferrer, Tatiana Niceas de Moraes, Thiago de Mattos, Vinicius Gabriel Gomes de Angelo, Vitoria Andrade Gallo, Vitoria Eduarda Cavalaro Cruz, Yasmim de Oliveira Fernandes.
Colaboradores institucionais: Marcelo Jose Araujo e Monica Facincani Camacho
Coordenadora responsável: Profa. Luciana de Souza Gracioso