Pesquisa Estudo de uso e usuários do SIBi da UFSCar conta com a participação da comunidade

A partir de dezembro será iniciado o projeto Estudo de uso e usuários do SIBi da UFSCar. Este projeto tem por objetivo geral coletar dados junto à comunidade da UFSCar (docentes, técnico-administrativos, alunos de graduação e de pós-graduação) para avaliar os produtos e serviços informacionais oferecidos pelo Sistema Integrado de Bibliotecas para dar suporte na gestão das suas Bibliotecas (Araras, Lagoa do Sino, São Carlos e Sorocaba) e elaborar estratégias para melhor uso dos recursos informacionais disponíveis e aprimorar sua comunicação e divulgação.

Por meio deste estudo de usuários será possível delinear técnicas mais assertivas de formação, comunicação e marketing, a partir do conhecimento de seu público e suas necessidades informacionais. Assim, contamos com a colaboração de toda comunidade em responder este questionário online que demandará um tempo aproximado de 10 a  15 minutos.

O cenário das bibliotecas universitárias está passando por uma evolução significativa nos últimos anos, impulsionado pelo acesso cada vez mais fácil e amplo aos conteúdos digitais. A digitalização e a internet revolucionaram a forma como as pessoas acessam as informações, o que reafirma o papel das bibliotecas como fontes de informação seguras e confiáveis. Além da disponibilização de acervos impressos, elas desempenham um papel fundamental na educação e orientação de seus usuários no uso destas fontes. E o usuário é a razão de existir das bibliotecas, uma vez que a missão desses espaços é o atendimento de suas necessidades informacionais e, neste sentido, os profissionais devem desenvolver ações para conhecer efetivamente o seu público e promover o acesso inclusivo à informação.

O projeto de pesquisa é uma parceria com o Departamento de Ciência da Informação e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 70439923.9.0000.5504). Número do Parecer: 6.196.005. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo e-mail: sibi@ufscar.br.