Pesquisadora da UFPE rememora resenha literária sobre obra de Florestan Fernandes no acervo das Coleções Especiais
*por Eliane Veras Soares¹
A resenha do livro Pensamento e ação: o PT e os rumos do socialismo (1989) foi publicada em 1991 na Revista Humanidades da Universidade de Brasília. Na época eu acompanhava as atividades de Florestan Fernandes no Congresso Nacional, como parte da pesquisa para elaboração de uma dissertação de mestrado sobre a sua trajetória política. A resenha foi escrita como trabalho de disciplina e, posteriormente, enviada para publicação. Levei para Florestan uma cópia desta resenha e de uma outra que tratava do livro O desafio educacional, publicada no mesmo ano (1989). A resenha que o leitor tem acesso agora foi localizada pelo pesquisador Diogo Valença de Azevedo Costa no Fundo Florestan Fernandes, da Biblioteca Comunitária da UFSCar.
Florestan Fernandes concluiu a nota explicativa do livro a 15 de novembro de 1988, um mês após a promulgação da Constituição. Ele estava impactado pelo aprendizado propiciado pelo “processo constituinte”: o contato direto com os modos de agir das classes dominantes no campo da definição política do estado nação e da conformação da sociedade brasileira. Enquanto a maioria se entusiasmava com a chamada Constituição Cidadã, Florestan expressava sua posição na contramão dos otimistas: “Teimei em publicar os artigos [...] porque eles rematam o quadro que venho traçando da resistência à democracia e à reforma social no seio das elites dirigentes das classes dominante e comprovam que o socialismo proletário é o único que traz consigo a solução dos dilemas do desenvolvimento desigual na periferia do mundo capitalista. Marx e o marxismo não estão mortos. A revolução caminhará da periferia para as nações centrais, como demonstram vários teóricos inteligentes do marxismo revolucionário” (Fernandes, 2006 [1989], p. 24-25).
A resistência permanece nos dias de hoje enquanto a revolução continua como um horizonte a ser perseguido.
![]() |
¹Eliane Veras Soares é socióloga formada pela Universidade de Brasília (UNB) e professora aposentada da Universidade Federal de Pernambuco, onde atuou no Departamento do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Foi uma das fundadoras e coordenou o Instituto de estudos da África da UFPE. É autora do livro "Florestan Fernandes: o militante solitário" e co-autora dos livros "Florestan Fernandes: Trajetória, Memórias e Dilemas do Brasil" e "Florestan Fernandes: Critical Sociology". |
Referências:
Fernandes, Florestan. Pensamento e Ação: o PT e os rumos do socialismo. São Paulo, Globo, 2006 [1989]. 2ª edição.
Fernandes, Florestan. O Desafio Educacional. São Paulo, Cortez / Autores Associados, 1989.
Soares, Eliane Veras. Pensamento e Ação: o PT e os rumos do socialismo. Brasília, Revista Humanidades, 1991. (Resenha).
Soares, Eliane Veras. O Desafio Educacional. Brasília, Sociedade & Estado, v. 2, 1990. (Resenha)
