Professor da UFRB encontra correspondências inéditas no acervo de Florestan Fernandes
O professor Diogo Valença de Azevedo Costa da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) fez novas descobertas a partir de suas pesquisas no acervo de Florestan Fernandes. O pesquisador, que chegou na ColEsp no final de agosto e recentemente havia encontrado material inédito no acervo, revelou nova descoberta no início de mês.
Trata-se de uma carta de Ênio Chiesa, professor ítalo-brasileiro de latim, fundador e diretor do Ginásio Riachuelo, instituição de ensino referência em educação na década de 1940.
Clique para acessar o texto elaborado pelo professor Diogo.
No documento, o prof. Ênio Chiesa¹ relata que encontrou Hermínio Sacchetta², que mencionou o trabalho em que Florestan Fernandes estava escrevendo uma visão panorâmica sobre a sociologia no mundo para a editora Flama. Convida Florestan Fernandes, como ex-aluno do Ginásio Riachuelo, para dar uma palestra de tema de sua livre preferência entre os meses de agosto e novembro para o Grêmio Riachuelo. Ênio Chiesa era professor de latim no Ginásio Riachuelo, onde Florestan Fernandes fez o curso de madureza. Ambos prestaram exames de madureza na mesma época, sendo Ênio Chiesa nessa ocasião professor de Florestan Fernandes. Diz Florestan Fernandes em A Sociologia no Brasil: "Ênio Chiesa, nosso professor de latim, por exemplo, também era candidato aos exames de madureza. Em consequência, tínhamos um professor que era um companheiro". (p. 152, localização na ColEsp: 03.07.01/065).
Esta e outras preciosidades históricas estão disponíveis para consulta na ColEsp, no quinto piso da BCo.
![]() |
|
Fonte: Fundo Florestan Fernandes / ColEsp/BCo/UFSCar
¹Ênio Chiesa, nascido Ennio Chiesa em 28 de outubro de 1913 em uma comuna na Lombardia, Itália, veio para o Brasil ainda criança e cresceu no Rio Grande do Sul. Fez seus estudos com padres salesianos de Dom Bosco e formou-se em Filosofia e Pedagogia. Iniciou o magistério secundário em 1933, no Colégio Santa Rosa de Niterói. Em 1938, com mais alguns colegas, fundou o Ginásio Riachuelo, instituição que dirigiu e também atuou como professor de latim por muitos anos. Possuía forte vínculo com os estudantes da turma de Florestan Fernandes e os professores que lecionavam no Ginásio Riachuelo. De acordo com Silveira (2025), passar nos exames tornou-se um objetivo individual e coletivo. O professor de latim, Ennio Chiesa, também fez os exames. Ele foi uma grande motivação para Florestan e para toda turma." (SILVEIRA, 2025) Fonte: Aterraeredonda.com.br ; Wikimedia Foundation
²Hermínio Sacchetta (1909-1982), brasileiro, nascido em São Paulo, iniciou sua carreira na imprensa, como revisor, no Correio Paulistano. Engajou-se na luta revolucionária através do Partido Comunista Brasileiro, em 1932, onde atuou no setor de agitação de propaganda chegando a secretário do Comitê Regional de São Paulo; foi ainda um dos principais editores do jornal A Classe Operária até 1937. Preso político durante o Estado Novo, após sua libertação, em novembro de 1939, participou da fundação do Partido Socialista Revolucionário, seção brasileira da IV Internacional nos anos 40 e 50 impulsionando o jornal Orientação Socialista. Posteriormente, atuou na Liga Socialista Independente, de tendência luxemburguista e, nos anos 60, no Movimento Comunista Internacionalista. Mestre do jornalismo, colaborou na formação de inúmeros profissionais e contribuiu com a imprensa diária e a de divulgação política. Fonte: Marxists Internet Archive