SIBi-UFSCar lança videoaulas sobre recursos informacionais para pesquisa acadêmica

O Sistema Integrado de Bibliotecas da UFSCar (SIBi-UFSCar), por meio da Câmara Técnica Capacitação em Informação e Tecnologias Educacionais (CapacITE) lança o projeto “Recursos informacionais para pesquisa acadêmica: o que você precisa saber”, composto por 30 videoaulas distribuídas em 5 séries, cujos títulos são:

O objetivo das videoaulas é disponibilizar conteúdo com temas de relevância acadêmica, identificados a partir das necessidades das pessoas usuárias das Bibliotecas e da comunidade da UFSCar, visando o aprimoramento de competências relacionadas com a compreensão do processo informacional, voltadas para a sua independência, estimulando sua conduta ética e consciente no uso da informação acadêmico-científica.

As videoaulas apresentam curta duração, com cerca de 7 minutos cada, sendo destinadas tanto para o público que não conhece as temáticas e ferramentas, como também para quem já as utiliza e tem noções básicas para que possa rever e aprimorar suas habilidades e conhecimentos informacionais.

As séries de videoaulas são resultado de um projeto de extensão aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) com o apoio de um bolsista de extensão do curso de graduação de Imagem e Som da UFSCar. Com tradução em LIBRAS e legendas, todas as videoaulas foram elaboradas e conduzidas por bibliotecárias do SIBi, com orientações da Secretaria Geral de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (SAADE) e do Grupo de Trabalho em Acessibilidade e Diversidade do SIBi, ambos da UFSCar.

O acesso às videoaulas deve ser feito pelo canal do SIBi no YouTube, nas respectivas playlists, ou pelos sites das Bibliotecas da UFSCar, na aba Serviços-Tutoriais. Se tiver dúvidas, entre em contato com a Biblioteca do seu campus: Biblioteca Campus Araras (B-Ar): bar.referencia@ufscar.br; Biblioteca Campus Lagoa do Sino (B-LS): bls@ufscar.br; Biblioteca Campus Sorocaba (BSo): bso.referencia@ufscar.br e Biblioteca Comunitária (BCo): atendimento.bco@ufscar.br.

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais