ColEsp - Coordenadoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária

ColEsp BCo Coleções Especiais Obras Raras Florestan Fernandes Luiz Carlos Prestes

Coleções Especiais da BCo 

No piso 5 da BCo está instalado a COLESP - Sala Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária da UFSCar. A COLESP conta atualmente com 8 Coleções Especiais em seu acervo sendo elas: Florestan Fernandes (FF) / Florestan Fernandes - Distrito Federal (FF-DF); Luís Martins (LM); Henrique Luis Alves (HLA); Ficção Científica (FC); Brasiliana (C); Revista Ilustração Brasileira (ILB); Série
Especial (SE) e Luiz Carlos Prestes (LCP). A COLESP realiza exposições abertas a toda comunidade com materiais selecionados das Coleções Especiais. Somadas todas as coleções, a COLESP possui  30.000 livros em seu acervo.

Coleção Florestan Fernandes

A coleção Florestan Fernandes reúne obras de sociologia e áreas correlatas. Coleção adquirida pela UFSCar, inaugurada em agosto de 1996, um ano após a morte do professor/sociólogo. Possui arranjo fixo na estante, a pedido da família de Florestan Fernandes para que o acervo não fosse desmembrado optou-se por manter a ordem deixada pelo professor. O acervo foi dividido em quatro (4) salas com seguintes temas: Sala 1 – Filosofia, Antropologia, Psicologia, Economia, Marxismo, Capitalismo, História, Artes. Sala 2 – Sociologia nas Américas. Sala 3 – Sociologia no Brasil, Obras de referência e produção intelectual. Sala 4 – Literatura e periódicos. O arranjo tem como ordem o número da sala, a estante, a prateleira e o número seqüencial. Possui 10.252 exemplares. Disponível somente para consulta local.

 

Florestan Fernandes - Distrito Federal (FF-DF)

Coleção de livros de Florestan Fernandes que estavam no seu gabinete em Brasília quando foi Deputado Federal. Essa sala foi denominada Sala 5. Possui 5.055 exemplares.

 

Coleção Luís Martins (LM)

Biblioteca particular que pertenceu ao escritor e jornalista Luís Martins. Sua Biblioteca é composta por obras de literatura européia e brasileira e de obras sobre artes. Foi a primeira coleção especial a ser adquirida pela UFSCar em 1995. Possui 3.737 exemplares. Disponível somente para consulta local.

 

Coleção Henrique Luiz Alves (HLA)

Foi escritor e crítico literário. Coleção composta por 6.659 exemplares na área de Literatura Brasileira, sendo muitas delas primeiras edições. Conta com dedicatórias dos autores em mais de três mil títulos. Disponível somente para consulta local.

Coleção Ficção Científica (FC)

Pertenceu ao Prof. Caio Luiz Cardoso Sampaio, que era professor de curso preparatório para vestibulares. Tal coleção foi disponibilizada na BCo em 2002. Contém 3.064 exemplares sobre ficção científica, sendo alguns referentes a filmes que foram produzidos posteriormente à edição do título. Alguns volumes contam com avaliações deixadas pelo professor. Em todos os volumes foi afixada uma ilustração de uma nave intergaláctica como ex-libris da coleção. Conforme Alvares (2017) ex-líbris (do latim ex libris meis) é o termo que significa literalmente dos livros empregada para indicar a propriedade de um livro. A inscrição pode estar inscrita numa vinheta colada em geral na contra capa ou página de rosto de um livro para indicar quem é seu proprietário. A vinheta em geral contém um logotipo, brasão ou desenho e a expressão "ex- libris" seguida do nome do proprietário. Disponível para empréstimo.

 

Coleção Brasiliana (C)

Composta por 552 exemplares sobre viagens, geografia e história do Brasil. Trata-se de uma coleção antiga e muito específica sobre os temas. Disponível para empréstimo.

 

Revista Ilustração Brasileira (ILB)

Revista publicada de 1909 a 1958. Na COLESP estão os números da revista publicados entre os anos de 1920 a 1951 que abordam usos e costumes da época. De periodicidade mensal traz cópia de trabalhos de ilustradores brasileiros abordando a cada mês uma data comemorativa. Possui 229 exemplares. Disponível somente para consulta local.

Coleção Série Especial (SE)

Criada em 2018 para incorporar itens bibliográficos como livros, folhetos e outros. Essa coleção é crescente e possui atualmente 48 livros. Os itens a serem incluídos na SE podem apresentar as seguintes características: possuir marcas de propriedade bibliográfica (ex-libris, carimbo seco e úmido, assinaturas/dedicatórias/marginálias de pessoas renomadas na história e na ciência), Séries Comemorativas, ilustrações especiais feitas por artistas ou personalidades que contribuíram para história brasileira, aspectos bibliográficos, valor cultural, considerando sempre a condição ou integridade (estado de conservação) da obra.  Disponível somente para consulta local.

 

Coleção Luiz Carlos Prestes (LCP)

O acervo foi doado pela historiadora Anita Leocádia Prestes, compõe um conjunto representativo de materiais diversificados tais como: livros da prisão com carimbo da “Casa de Correção, RJ” - 1936-1945, muitos deles com anotações; livros pós - prisão (1948-1958) com dedicatórias, uma vasta documentação e vários objetos entre outros materiais. A coleção de livros é composta por 1.450 itens. Disponível somente para consulta local.

Mini-museu Florestan Fernandes

O mini-museu Florestan Fernandes reúne os objetos pessoais do professor tais como placas de homenagens, distinções, óculos, máquina de escrever, fotos da família, diplomas, bem como a beca que o referido professor usou durante a solenidade em que recebeu o título Honoris Causa na Universidade de Coimbra. Todos os objetos do museu foram cedidos pela família.

 

Fundo Florestan Fernandes 

A COLESP possui também em seu acervo o arquivo pessoal do Prof. Dr. Florestan Fernandes, denominado tecnicamente como Fundo Florestan Fernandes (FFF). Nele constam os manuscritos reunidos por Florestan durante toda sua vida, onde se destacam: milhares de fichas manuscritas, cadernos e cadernetas de pesquisa, fotografias, entrevistas concedidas, artigos publicados, prefácios. Compõe o Fundo Florestan Fernandes toda correspondência passiva de Florestan, ou seja, aquela recebida pelo professor durante toda sua vida com os mais renomados cientistas sociais do mundo. Trata-se de um Fundo de extrema riqueza de informações para pesquisa na área das ciências sociais. Recebeu a nominação de Memória do Mundo pela UNESCO e Arquivo Nacional em 2009.

Foto 1 - Entrada COLESP, 2023. 

entrada colesp 2.jpeg

Foto 2 - Mini-Museu Florestan Fernandes COLESP, 2023.

Mini-Museu Florestan Fernandes.JPG

Foto 3  - Linha do Tempo Luiz Carlos Prestes COLESP, 2023.

Exposição Olga Benario piso 5.jpeg

Contato

Para mais informações, entre em contato com a ColEsp - Coordenadoria de Coleções Especiais e Obras Raras da Biblioteca Comunitária pelos e-mails: colesp-bco@ufscar.br; atendimento.colesp@ufscar.br ou pelos telefones: (16) 3351-8427 ou (16) 3351-8134 , (16) 3351-8135.

 

 

Acompanhe a BCo também pelas redes sociais oficiais