Fundo Florestan Fernandes
Conheça o arquivo pessoal do Prof. Dr. Florestan Fernandes, que reúne documentos originais desse ilustre pesquisador brasileiro!
Fundo Florestan Fernandes (FFF) é o nome dado ao arquivo pessoal de um dos maiores intelectuais e sociólogos brasileiros. Este fundo reúne documentos acerca das pesquisas e ações realizadas por Florestan Fernandes que foram adquiridos em 1996, junto com sua biblioteca particular, pela Biblioteca Comunitária da UFSCar Campus São Carlos (BCo).
O conjunto de documentos é composto por fichas manuscritas das pesquisas acadêmicas do sociólogo, correspondências, recortes de jornais, cadernos, cadernetas, fotografias, cartazes, panfletos de campanha eleitoral, etc. Sua organização segue as orientações do Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos (CPBA), a Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias (ISAAR-CPF) e a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE). Assim, os documentos passam pelas etapas de higienização, pequenos reparos, descrição, digitalização, acondicionamento e armazenamento.
Essa disponibilização é resultante de um estudo que visou abordar os grupos das atividades exercidas por Florestan durante sua vida. Foram definidas seis séries para formar o arranjo de classificação do FFF (Figura 1):
A cada documento é atribuído um código numérico composto pela Série, Subsérie e Tombo (Figura 2).
Consulta ao Fundo Florestan Fernandes (FFF)
Existem duas formas para consulta ao fundo. A primeira é pelo site da BCo: a consulta poderá ser feita pelo sistema pergamum da Biblioteca Comunitária UFSCar ( catálogo online) no seguinte endereço: http://www.bco.ufscar.br/. Siga os próximos passos para busca da sua pesquisa: pergamun→pesquisa avançada →livre: BRSPUFSCARFF→assunto→autor .
Figura 3- Opções de consulta
Figura 4- Clique no título resultado da busca
Clique em Dados do acervo e anote o Item documental (n. do documento digitalizado).
Figura 5- Item documental (n. do documento digitalizado)
A segunda e outra opção de busca é pela base de dados do Fundo Florestan Fernandes.
Os documentos que já passaram por todas as etapas de processamento técnico estão disponíveis para consulta em formato digital. As descrições dos documentos podem ser acessadas remotamente na base de dados do Fundo Florestan Fernandes e permite ser feitas por autor/remetente, destinatário, por ano, pelo assunto ou pelo título. Em respeito a Lei de Direitos Autorais, os documentos digitais não estão disponíveis em nossa base on-line. Para acessá-los é necessário marcar o agendamento para consulta presencial.
O agendamento para a consulta do documento digitalizado na íntegra deve ser feito pelo formulário Consulta ao Fundo Florestan Fernandes. (clique aqui). O pesquisador aguardará a confirmação da data da pesquisa. Para preenchê-lo o pesquisador irá fazer a busca na base de dados do fundo e anotar o código do documento que tiver interesse em consultar. Ver o código indicado (figura 6):
Figura 6 - Registro do documento na base do Fundo Florestan Fernandes
Fonte: DeCORE, 2019.
Pode ser feita a solicitação de cópias de documentos. Será emitido um termo de responsabilidade indicando a forma como devem ser citados os créditos para o Fundo.
Foto 1: Documento do FFF com anotações de Florestan Fernandes acerca de estudos sobre a teoria de Karl Marx
Fonte: DeCORE, 2019.
A permanência na sala de consulta é restrita ao período de consulta e o usuário pode portar objetos necessários às anotações pessoais (papel, lápis, notebook ).
Não é permitida a entrada de canetas e objetos cortantes.
Não é permitida a entrada com pastas, bolsas e mochilas.
Demais objetos devem ser guardados no guarda-volumes localizado em frente ao departamento.
O usuário deverá trazer o seu cadeado toda vez que for usar o guarda-volumes, caso não possuir esse item, solicitar o cadeado no atendimento do setor.
Contato
Para mais informações, entre em contato com a Unidade Multidisciplinar de Memória e Arquivo Histórico (UMMA)/DeCORE pelos emails: memoriadaufscar@gmail.com; colesp.bco@ufscar.br ou pelos telefones:(16)3351-8427 ou (16) 3351-8135.
Referências
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2003, 96 p.
CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: norma brasileira de descrição arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006. 123 p.